EDUCAÇÃO: Segunda audiência pública sobre Base Nacional Comum Curricular acontece na próxima semana, em Recife

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Na próxima semana, no dia 28 de julho, a capital de Pernambuco, Recife, vai sediar a segunda audiência pública sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) ainda vai acontecer em Florianópolis, São Paulo e Brasília. No inicio do mês, o documento foi debatido Manaus, no Amazonas.

A Base Nacional Comum Curricular vai definir os conteúdos mínimos que devem ser ensinados para todos os estudantes brasileiros, em cada ano escolar. O novo currículo faz parte da reforma do Ensino Médio, sancionada, em fevereiro, pelo presidente Michel Temer.

A Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, vai participar da audiência pública que discutirá o documento em Recife. E de acordo com o presidente da entidade, Roberto Dornas, a Base precisará corrigir a quantidade excessiva de conteúdos que faz com que o aluno não consiga se aprofundar em nenhum tema.

TEC./SONORA:
 Roberto Dornas, presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
“De modo geral, principalmente em escola pública, o professor é contratado por um tempo maior do que as aulas que efetivamente ele dá. O que precisa é racionalizar a composição curricular, tirando aquilo que seja perfumaria. Porque aí automaticamente ele vai ter mais tempo para tratar dos conteúdos básicos.”

LOC.:
 O processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular começou em 2015 e passou por três fases: a primeira versão foi elaborada por 116 especialistas de 35 universidades e lançada em setembro de 2015. A segunda versão foi feita com a colaboração de mais de 12 milhões de sugestões em uma consulta pública online, divulgada em maio de 2016. Já a terceira versão foi publicada, em março, deste ano. Depois de passar pelas audiências públicas, o Conselho Nacional de Educação precisa emitir um parecer sobre a Base para que o Ministério da Educação faça a homologação.
Reportagem, João Paulo Machado
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.