Estão abertas até o dia 29 de setembro as inscrições para o Programa Bolsa Permanência, que ajuda financeiramente alunos de comunidades indígenas e quilombolas matriculados em instituições de ensino superior. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever no site do Ministério da Educação e anexar os documentos solicitados para comprovar que pertencem a uma dessas comunidades.
O valor da bolsa, de 900 reais, é calculado com base na organização social das comunidades, condições geográficas, costumes, crenças, línguas e tradições, tudo amparado pela Constituição Federal. São quase sete mil estudantes beneficiados com o programa em 87 instituições espalhadas pelo Brasil. A expectativa é de que cerca de mil estudantes se inscrevam até o dia 29 de setembro.
O dinheiro é pago com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, por meio de um cartão. Um dos objetivos do Programa Bolsa Permanência é minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação no ensino superior dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Reportagem, Jalila Arabi.