EDUCAÇÃO: País enfrentará caminho longo para atingir metas do PNE, diz especialista

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Universalizar o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos até 2016. Essa é uma das metas estipuladas pelo Plano Nacional de Educação, o PNE, que não vão ser cumpridas até o final deste ano. A informação é de um relatório apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira, o Inep.
O objetivo não cumprido faz parte da meta 3 do PNE que também pretende levar a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% até o final do período de vigência do Plano, em 2024.
De acordo com o vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, Arnaldo Cardoso, o Brasil terá de percorrer um longo caminho para que o país alcance as metas estipuladas pelo PNE.

SONORA
: Arnaldo Cardoso, vice-presidente da Confenen
“A análise dos dois objetivos da meta três, a universalização do acesso a escola e a ampliação para 85% do acesso ao Ensino Médio da população de 15 a 17 anos, demonstra que ainda há um longo caminho a ser percorrido pelas políticas públicas para que a meta e a concretização da educação sejam atingidas. Isso é claro e notório que durante a vigência do atual PNE será insuficiente para o primeiro objetivo da meta. A universalização do acesso.”

REPÓRTER
: Sancionado em 2014, o PNE é uma Lei federal que determina metas para melhorar a educação brasileira em dez anos. Os objetivos a serem alcançados vão desde a educação infantil até a pós-graduação, e passam por investimento, melhorias em infraestrutura e pela valorização do professor.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.