EDUCAÇÃO: MP do Ensino Médio deve ser votada no Plenário da Câmara

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Aprovado na última quarta-feira (30.11), por uma comissão formada por deputados e senadores, o texto da Medida Provisória que reformula o Ensino Médio, contou com mudanças.
A proposta, editada pelo senador Pedro Chaves, do PSC, do Mato Grosso do Sul, relator da MP no congresso, traz de volta a obrigatoriedade de Artes e Educação Física nos currículos do Ensino Médio. Originalmente, a Medida Provisória havia retirado essas disciplinas da grade obrigatória.
O presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, professor Roberto Dornas, elogiou a mudança no texto da medida, com a volta das disciplinas ao Ensino Médio.

SONORA
: Roberto Dornas, presidente da Confenen
“Educação Física é a saúde pública preventiva. Nós devemos habituar o aluno ao exercício da Educação Física. Da mesma forma que Artes. Artes, de modo geral, podendo em algumas séries, ou em certas séries, ganhar conotação especifica de uma determinada arte, como literatura, por exemplo.

REPÓRTER: 
Com a MP, o governo federal tem a intenção de diminuir o número de disciplinas obrigatórias, focando o ensino em quatro áreas do conhecimento, sendo elas: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. De acordo com o diretor executivo da Confenen, João Luiz Cesarino, a diversificação das disciplinas vai ajudar os alunos a saírem do Ensino Médio mais preparados para enfrentar os desafios do primeiro emprego ou da universidade.

SONORA
: João Luiz Cesarino, diretor executivo da Confenen
“A Confenen entende que o Ensino Médio como está colocado hoje está colocado, com 13 disciplinas, onde o aluno tem muito contato, mas não consegue aprofundar esse contato. Então, é aquele aluno que sabe um pouco de cada coisa. Então, as áreas de conhecimento como estão colocadas, elas vão fazer que existam essa possibilidade de aprofundamento nas disciplinas realmente importantes”.

REPÓRTER
: De acordo com o texto aprovado, na última quarta-feira (30.11) do mês de novembro, vão ser fixadas como disciplinas obrigatórias, apenas Matemática, Português, Artes e Educação Física, esta última, até o segundo ano do Ensino Médio.
O relatório elaborado pelo senador Pedro Chaves segue, agora, para ser votado nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Reportagem, João Paulo Machado 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.