EDUCAÇÃO:MEC lança Programa Idioma Sem Fronteiras para aumentar conhecimento em línguas estrangeiras

EDUCAÇÃO: MEC lança Programa Idioma Sem Fronteiras para aumentar conhecimento em línguas estrangeiras

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio: 3min35seg

REPÓRTER: Estudantes e professores de universidades públicas e particulares vão poder aprender sete idiomas diferentes com um novo programa anunciado pelo governo Federal. O Idioma Sem Fronteiras vai oferecer cursos de inglês, francês, espanhol, mandarim, japonês, alemão, italiano e também o português para estrangeiros. Este programa é complementar ao Ciências sem Fronteiras e às outras políticas de levar estudantes para o exterior. Além de permitir que ele estude on line outro idioma aqui mesmo no Brasil, o Idioma sem Fronteiras também oferece o ensino presencial e o diagnóstico do nível de proficiência, ou seja, certifica qual o nível de aprendizado em que a pessoa está naquela língua. Entre as vantagens deste tipo de curso está o ganho de conhecimentos e a proximidade com culturas diferentes. A estudante Gabriela de Souza, de 18 anos, participou de um programa de intercâmbio do governo e ficou um mês em Washington, nos Estados Unidos, sem nenhum custo. A oportunidade de estudar fora do país abriu outras portas na vida profissional da estudante.

SONORA: estudante, Gabriela de Souza

"Esse programa foi uma porta que abriu para mim e que vieram outras portas também que se abriram para mim, porque eu consegui hoje um diploma de uma universidade americana. Isso é uma coisa gratificante tanto profissionalmente, como pessoalmente falando. E para o meu inglês também que eu aprendi coisas muito legais. E a interação com pessoas de outros países que moram em Washington, e com os americanos em si, porque a gente quando está estudando a gente pensa bastante de como será o dia que a gente for falar inglês com alguém que realmente tem essa língua de origem. Foi muito interessante e eu acho que isso vai seguir pro resto da minha vida."

REPÓRTER: O primeiro curso oferecido pelo programa Idioma sem Fronteiras, do governo federal é o de francês pela internet, e as inscrições serão abertas nesta sexta-feira, dia 21. A presidente do Idioma Sem Fronteiras, Denise Abreu e Lima, explica quais são as regras para poder participar dessa primeira etapa do programa.

SONORA: presidente do programa Idioma Sem Fronteiras, Denise Abreu e Lima

"Eles tem que ser alunos de universidades federais, institutos federais, universidade estaduais que estejam vinculados ao programa e que apareçam no edital. Depois eles vão ter completa a lista de quais instituições estão participando nessa ação. Aí ele vai poder se inscrever no site indicado pelo próprio edital e concorrer a uma das vagas."

REPÓRTER: Segundo o Ministério da Educação, o curso on line é auto instrucional, ou seja, não precisa de professor, e pode ser feito pelos alunos em qualquer computador. A expectativa do MEC é disponibilizar editais com cursos presenciais em outros países, sem custo para o aluno, a partir do ano que vem. Para ter mais informações sobre o programa Idioma Sem Fronteiras basta acessar o site www.isf.mec.gov.br

Reportagem, Aline Reis

Receba nossos conteúdos em primeira mão.