Tempo de áudio: 3min35seg
    REPÓRTER: Estudantes e professores de universidades  públicas e particulares vão poder aprender sete idiomas diferentes com um novo  programa anunciado pelo governo Federal. O Idioma Sem Fronteiras vai oferecer  cursos de inglês, francês, espanhol, mandarim, japonês, alemão, italiano e  também o português para estrangeiros. Este programa é complementar ao Ciências  sem Fronteiras e às outras políticas de levar estudantes para o exterior. Além  de permitir que ele estude on line outro idioma aqui mesmo no Brasil, o Idioma sem  Fronteiras também oferece o ensino presencial e o diagnóstico do nível de  proficiência, ou seja, certifica qual o nível de aprendizado em que a pessoa  está naquela língua. Entre as vantagens deste tipo de curso está o ganho de  conhecimentos e a proximidade com culturas diferentes. A estudante Gabriela de  Souza, de 18 anos, participou de um programa de intercâmbio do governo e ficou  um mês em Washington, nos Estados Unidos, sem nenhum custo. A oportunidade de  estudar fora do país abriu outras portas na vida profissional da estudante.
    SONORA: estudante, Gabriela de Souza
    "Esse programa foi uma porta que abriu para mim e que vieram outras  portas também que se abriram para mim, porque eu consegui hoje um diploma de  uma universidade americana. Isso é uma coisa gratificante tanto  profissionalmente, como pessoalmente falando. E para o meu inglês também que eu  aprendi coisas muito legais. E a interação com pessoas de outros países que  moram em Washington, e com os americanos em si, porque a gente quando está estudando  a gente pensa bastante de como será o dia que a gente for falar inglês com  alguém que realmente tem essa língua de origem. Foi muito interessante e eu  acho que isso vai seguir pro resto da minha vida."
    REPÓRTER: O primeiro curso oferecido pelo programa  Idioma sem Fronteiras, do governo federal é o de francês pela internet, e as  inscrições serão abertas nesta sexta-feira, dia 21. A presidente do Idioma Sem  Fronteiras, Denise Abreu e Lima, explica quais são as regras para poder  participar dessa primeira etapa do programa.
    SONORA: presidente do programa Idioma Sem Fronteiras, Denise Abreu e Lima
    "Eles tem que ser alunos de universidades federais, institutos federais,  universidade estaduais que estejam vinculados ao programa e que apareçam no  edital. Depois eles vão ter completa a lista de quais instituições estão  participando nessa ação. Aí ele vai poder se inscrever no site indicado pelo  próprio edital e concorrer a uma das vagas."
    REPÓRTER: Segundo o Ministério da Educação, o curso on  line é auto instrucional, ou seja, não precisa de professor, e pode ser feito  pelos alunos em qualquer computador. A expectativa do MEC é disponibilizar  editais com cursos presenciais em outros países, sem custo para o aluno, a  partir do ano que vem. Para ter mais informações sobre o programa Idioma Sem  Fronteiras basta acessar o site www.isf.mec.gov.br
    Reportagem, Aline Reis