LOC: O ministério da Educação (MEC) apresentou, nesta quinta-feira (6), a terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino infantil e fundamental. O texto que ainda não aborda o Ensino Médio foi finalizado com um atraso de dez meses já que a previsão inicial de entrega era para junho de 2016.
De acordo com a base, as crianças, em todo o país, deverão ter acesso desde cedo a conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Até o 2º ano do Ensino Fundamental, geralmente aos sete anos, os alunos já deverão ser capazes de ler e escrever. Além disso, os estudantes vão aprender conteúdos de estatística e probabilidade. De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a intenção da base é equiparar o ensino público as melhores escolas.
TEC./SONORA: Mendonça Filho, ministro da Educação
“A gente está assegurando o mesmo direito das crianças que estudam nas melhores escolas também para as escolas publicas gerando mais equidade para todas as crianças do Brasil.”
LOC: A nova base é organizada em áreas de conhecimento e competências que devem ser ensinadas no ensino infantil e fundamental. No documento são exigidas 10 competências dos estudantes, todas elas voltadas para o desenvolvimento pessoal e social do aluno, como princípios éticos, empatia e participação política.
Por conta da reforma do Ensino Médio, sancionada pelo presidente Michel Temer, a base será revisada e a previsão é de que ela seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação no segundo semestre.
Na avaliação da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, a principal mudança no currículo deve ser a redução do número de disciplinas, como explica o diretor executivo da entidade, João Luiz Cesarino.
TEC./SONORA: João Luiz Cesarino, diretor executivo da Confenen
“Antes da reformulação do Ensino Médio, nós tínhamos 13 disciplinas. Então, o aluno tinha contato com muitas matérias e não conseguia se aprofundar em nenhuma, essa que é a verdade. Então, ele sabia um pouco de cada coisa.”
LOC: A Base Nacional Curricular Comum é o documento que vai definir quais são os conteúdos mínimos que devem ser ensinados aos alunos da educação básica brasileira.
Reportagem, João Paulo Machado