EDUCAÇÃO: Inscrições para o Fies ficam abertas até sexta (10); programa tem 150 mil novas vagas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os estudantes que quiserem se candidatar para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, já podem se inscrever no programa. As inscrições começaram na terça-feira (7) e vão até às onze e 59 da noite de sexta, dia 10 de fevereiro. Podem concorrer os alunos que, a partir de 2010, participaram de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e tenham obtido nota mínima de 450 pontos. Além disso, os estudantes não podem ter zerado a redação. Outro requisito para participar do processo seletivo, é que o candidato comprove renda bruta familiar de até três salários mínimos.
 
Para o primeiro semestre deste ano, serão ofertadas 150 mil novas vagas no programa. De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, mudanças serão anunciadas no final de março, para tornar o sistema do Fies mais sustentável.
 
SONORA: Ministro da Educação, Mendonça Filho
“O propósito, primeiro, é garantir o atendimento dos jovens e dos estudantes que demandam o Fies nesse primeiro semestre de 2017. E nós asseguramos, rigorosamente, o mesmo número de contratos que foi celebrado no primeiro semestre de 2016. E, ao mesmo tempo, já sinalizamos com medidas corretivas que serão aprofundadas em um anúncio, até o final e março, onde nós definiremos, justamente, outras modificações para que a gente assegure a sustentabilidade do sistema”.  
 
SONORA: Uma das mudanças que já está valendo para esse primeiro semestre do ano, é que o tetoglobal do financiamento foi reduzido para  30 mil reais por semestre.  Ou seja, a mensalidade máxima que o Fies vai financiar não deve passar de cinco mil reais por mês. O candidato pode se inscrever em um único curso e turno entre aqueles que ofertarem vagas para o programa. Apesar disso, é possível alterar a opção de vaga durante o período da inscrição. Para se inscrever, os estudantes devem acessar o Portal do Fies na internet, no endereço: fiesselecao.mec.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.