EDUCAÇÃO: Família deve estar mais presente para cobrar educação de qualidade, diz especialista

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A educação é um dever do Estado brasileiro, mas a família também exerce um papel importante e deve estar presente para ajudar a melhorar a qualidade do ensino no país. A avaliação é de Paulo Cardim, vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino. De acordo com ele, a família precisa participar e cobrar educação de qualidade para os filhos.
 
SONORA: Paulo Cardim, vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
“É direito da família que o ensino seja ministrado com qualidade. Não é favor do Estado, é direito constitucional. Agora, se ela não se movimentar, se ela não se envolver, se ela não for uma participante ativa, principalmente no ensino fundamental e no ensino médio, porque no ensino superior o aluno já tem condições de se defender ou de exigir essa qualidade com a qual o ensino deve ser ministrado”.
 
REPÓRTER: Na opinião de Paulo Cardim, da vice-presidente da Confenen, os dados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, reforçam a importância do papel da família para o desenvolvimento da educação básica no país. A meta do Ministério da Educação para 2015 era a de que o ensino médio tivesse nota de 4,3. Os resultados do último Ideb mostraram, no entanto, que o índice ficou estagnado em 3,7, longe da meta fixada pelo governo federal. Paulo Cardim considera o resultado preocupante e acredita que, justamente por isso, os pais devem ser mais ativos na vida escolar dos filhos.
 
SONORA: Paulo Cardim, vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
“Os resultados do Ideb mostraram outra necessidade que o Brasil tem que ter. É o envolvimento, a participação da família, na cobrança da qualidade da escola pública. Seja ela fundamental, do ensino médio ou superior. A nossa família é omissa, de forma geral, por não cobrar do Estado o que lhe é de direito”.
 
REPÓRTER: O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. É um cálculo que gera uma espécie de nota, levando em consideração o rendimento escolar do aluno e o desempenho em português e matemática. 
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.