EDUCAÇÃO: Enem deve voltar a ser apenas indicador de qualidade, diz especialista

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Acordar cedo, tomar café da manhã e ir para a escola. Na mochila, livros e mais livros de química, biologia, matemática, português. À tarde, é hora de estudar ainda mais. E assim segue a rotina na vida de muitos estudantes brasileiros que estão se preparando para entrar na faculdade. Um dos desafios é passar no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e aumentar as chances de conseguir uma vaga.
 
Além de interessar alunos de todo o Brasil, o exame também é motivo de discussões para especialistas da área de educação. O vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, Confenen, Paulo Cardim, acredita que o Enem perdeu a finalidade original, de avaliar a qualidade do ensino médio, e gerou um novo mercado.
 
SONORA: Paulo Cardim, vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
 
“Com a transformação do Enem em um vestibular para as universidades públicas, passaram a surgir cursos preparatórios para o Enem. Ou seja, o aluno faz o ensino médio e, paralelamente, faz um curso preparatório. Isso descaracteriza o Enem como um instrumento de avaliação da educação básica”.
 
REPÓRTER: Na opinião de Paulo Cardim, o exame deveria continuar sendo somente um índice para apontar quais escolas precisam melhorar a qualidade do ensino.   
 
SONORA: Paulo Cardim, vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino
 
“Creio que Enem deveria continuar a ser, única e exclusivamente, o indicador de avaliação de qualidade do ensino médio para sinalizar para o sistema de ensino o quanto eles precisam melhorar nessa ou naquela escola, em função do resultado do Enem. E, evidentemente, se quisesse, poderia fazer um vestibular de acesso às universidades públicas”.
 
REPÓRTER: As inscrições para o exame terminam nesta sexta-feira, dia 20. Até terça, mais de cinco milhões de estudantes já tinham se registrado para fazer a prova. Neste ano, as provas do Enem vão ser realizadas nos dias cinco e seis de novembro. 
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.