EDUCAÇÃO: Enem 2014 exigiu mais dos candidatos, diz especialista; resultados saem até quarta

EDUCAÇÃO: Segundo especialista, Enem 2014 exige mais dos candidatos; resultados saem até quarta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 3min12seg

REPÓRTER: O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2014, deve ser divulgado até esta quarta-feira, dia 12. As provas foram aplicadas no último fim de semana com participação recorde de mais de seis milhões de candidatos, segundo dados do Ministério da Educação. O número de pessoas que fizeram as provas foi 24 por cento mais alto que em 2013. A estudante Isa Carla da Silva, de 19 anos, fez a prova do Enem na cidade de Luziânia, em Goiás, na região metropolitana de Brasília. Ela pretende ingressar no curso de medicina em uma universidade federal, e por isso já fez o Enem duas vezes e vem se preparando exclusivamente para o exame. Para ela, a prova de 2014 foi dinâmica e melhor elaborada do que a do ano passado.

SONORA: estudante, Isa Carla da Silva

"Eu achei a prova bem dinâmica, abrangia todos os temas e eu achei melhor do que a do ano passado. É sempre grande para o tempo. Nunca dá tempo de fazer tudo. A de matemática sempre falta tempo para fazer algumas questões que ou você faz a fácil ou você fica muito tempo na difícil. Aí você pode acertar a difícil e errar a fácil e não ganha ponto."

REPÓRTER: O especialista em educação, Alexandre Crispi, acha que o Enem deste ano foi realmente mais dinâmico, mais bem elaborado e teve como ponto forte textos menores no primeiro dia de prova. Crispi acredita que aqueles candidatos que se prepararam para realizar o Enem vão obter um resultado diferenciado.

SONORA: especialista em educação, Alexandre Crispi

"Entre Sisu e Pronu nós vamos ter, agora em janeiro, aproximadamente, 220 mil vagas ofertadas. Nós tivemos seis milhões e duzentas mil pessoas que fizeram esse último Enem. Se você dividir o número de vagas, as 220 mil vagas, pelos seis mil e duzentos candidatos deu 28 candidatos por vaga. Quem se preparou teve, teve uma diferença, porque essa prova está muito exigente, muito complexa. Quem não está tendo uma preparação não está conseguindo desempenhar bem na prova. Porque além de ser longa, com muitos textos como foi o caso do segundo dia, ela ainda está muito complexa. Ela está muito exigente do que muitos vestibulares do passado. Quem se dedicou ao Enem durante um ano, provavelmente, vai entrar dentro desses 220 mil."

REPÓRTER: Durante a aplicação do Enem, neste fim de semana, mais de mil e quinhentos candidatos foram eliminados por uso de relógios, tentativas de fraude e perturbação nos locais de prova, entre outras causas. Segundo o Ministério da Educação, as notas oficiais do Enem 2014 devem ser divulgadas em janeiro de 2015. Depois que os resultados forem divulgados, os candidatos utilizam essa nota para se inscrever no Sisu e concorrer a uma vaga em universidades federais e no ProUni para disputar uma bolsa de estudos, que varia de 50 a 100 por cento do curso em uma instituição de ensino superior privada.

Reportagem, Aline Reis

Receba nossos conteúdos em primeira mão.