EDUCAÇÃO: Com mudanças e taxa de inscrição mais cara, Inep publica edital do Enem

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, vai ficar mais cara este ano. A taxa que em 2016 era de R$ 68 subiu para R$ 82. A informação está no edital do exame, publicado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União.
 
Os candidatos poderão se inscrever no exame, pela internet, no site do Enem, a partir das 10h da manhã, do dia 8 de maio. O prazo para inscrição se estenderá até às 23h59 do dia 19 de maio. O pagamento deve ser feito até o dia 24 do mesmo mês.
 
Neste ano, o exame contará com mudanças. De acordo com o ministério da Educação as provas vão ser aplicadas em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana. O exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo vão ser aplicadas as provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza. Até o ano passado, a prova de redação era aplicada no segundo dia de exame. Com a mudança os estudantes terão cinco horas e meia para realizar a prova no primeiro domingo, e, no segundo, quatro horas e meia. O presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, professor Roberto Dornas, elogiou a medida.

SONORA:
 Roberto Dornas, presidente da Confenen

“A medida é prudente para evitar no mínimo um cansaço que acaba sendo uma maratona física, de resistência física e, não, realmente de conhecimento. Então fazer em dois domingos seguidos, isso me parece um bom caminho.”
 
REPÓRTER: Entre as mudanças anunciadas pelo MEC também estão a isenção da taxa de inscrição para os candidatos que tiverem cadastro no CadÚnico, que reúne famílias de baixa renda, e a não divulgação dos dados do Enem por escola. A partir desse ano, o exame também deixa de valer como certificado do Ensino Médio.
 
REPÓRTER: As mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio foram feitas com base em consulta pública realizada pelo ministério da Educação. Ao todo, cerca de 600 mil pessoas participaram da consulta.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.