EDUCAÇÃO: As inscrições para o ProUni começam nesta terça-feira

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos, o ProUni. No total, são mais de 214 mil bolsas de estudos para este primeiro semestre. De acordo com o Ministério da Educação, essa é a maior oferta de vagas desde que o programa foi criado.

Para se inscrever é preciso ter participado do Enem de 2016 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero. Os interessados devem entrar no site prouniportal.mec.gov.br e optar por até duas opções de curso. A estudante Maria Júlia Pereira dos Reis, brasiliense de 17 anos, já escolheu as duas alternativas de curso e vai tentar a bolsa parcial.

TEC./SONORA: Maria Júlia Pereira dos Reis, estudante, 17 anos (0:14)

“É a primeira vez que eu participo e eu queria tentar a bolsa parcial. Vou querer fazer logo de início mesmo, porque eu já tenho as opções certinho... A minha primeira opção seria enfermagem e caso não dê certo seria secretariado”.

REPÓRTER: O programa foi criado em 2004 e oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para poder participar, o estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial.

De acordo com o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Ocimar Munhoz Alavarse, é preciso transparência na concessão destas bolsas.

TEC./SONORA: Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Ocimar Munhoz Alavarse (0:29)

“Um problema que nós precisamos destacar é o controle sobre estas concessões, ou seja, um controle para que este estudantes nessas condições econômicas, de fato recebam essas bolsas, porque já teve denúncias de que candidatos que não atendiam estas condições, estavam usufruindo desta bolsa. Então é necessário uma transparência na concessão dessa bolsa porque ela é destinada a uma determinada camada de estudantes que estão pleiteando uma vaga na educação superior”.

REPÓRTER: O período de inscrições vai se encerrar às onze e cinquenta nove do dia 03 de fevereiro.

Reportagem, Cintia Moreira
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.