ECONOMIA: Tabaco causa prejuízo de R$ 56,9 bilhões com despesas médicas no Brasil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: De acordo com o estudo “Carga de Doenças e Custos Econômicos Atribuíveis ao Uso do Tabaco no Brasil”, o consumo de cigarros e outros derivados causa um prejuízo de quase 57 bilhões de reais ao país a cada ano. O estudo verificou ainda que a arrecadação total de impostos pela União e estados, com a venda de cigarros no país em 2015, foi de quase 13 bilhões de reais. Ou seja, o saldo negativo do tabagismo para o Brasil foi de 44 bilhões de reais, quando se subtrai os gastos da saúde em relação aos impostos arrecadados. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o combate ao tabagismo tem avançado.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Nós temos uma política bem-sucedida de redução de tabagismo. Em 10 anos, reduzimos de 15,7% para 10,2% de fumantes. Mas é preciso avançar. Nós contamos com a nossa campanha para sensibilizar os brasileiros a deixarem o tabagismo porque precisamos evitar mortes e precisamos evitar gastos desnecessários”.

REPÓRTER: A pesquisa sobre o impacto do tabagismo nas finanças do sistema de saúde foi lançada pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA. As doenças relacionadas ao tabaco que mais oneraram o sistema público e privado de saúde foram, principalmente, enfisema e asma; doenças cardíacas; cânceres, acidente vascular cerebral, e pneumonia. Ainda mais grave que o impacto econômico são as mortes provocadas pelo tabagismo. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.