ECONOMIA: Superavit comercial de junho é o melhor do Brasil desde 1989

Por causa dos bons resultados apresentados, o Ministério já tinha melhorado a expectativa para 2017

Salvar imagem

LOC.: A balança comercial brasileira teve resultado positivo no mês de junho. As exportações chegaram a representar mais de sete bilhões de dólares. Esse foi o melhor resultado para o mês desde 1989, o que contribuiu para que o segundo trimestre deste ano fechasse com saldo positivo de quase 22 bilhões de dólares. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (3) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Por causa dos bons resultados apresentados, o Ministério já tinha melhorado a expectativa para 2017, com projeção de saldo positivo de 55 bilhões de dólares nas trocas comerciais. Se isso acontecer, vai ser o melhor desempenho já apresentado pelo Brasil.

Pelo lado das exportações, os destaques foram das vendas de petróleo em bruto, que subiram mais de 114 por cento, a dois bilhões de dólares, em relação a junho de 2016. O minério de ferro também teve notoriedade, com crescimento de 32,2 por cento, a 1,4 bilhão de dólares. A soja foi outro produto que teve peso expressivo na balança. O venda do grão subiu 18,2 por cento, a 3,4 bilhões de dólares.

Já em relação à importação, apesar do embargo da venda de carne bovina in natura do Brasil para os Estados Unidos, no mês passado, a comercialização do produto para fora do país, de maneira geral, subiu 16,6 por cento, a 422 milhões de dólares, em junho, comparado ao mesmo período de 2016.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.