ECONOMIA: Setor de serviços cresce de 1% em abril, segundo IBGE

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 LOC.: O volume de serviços prestados no mês de abril teve um crescimento de 1% em comparação ao mês anterior, depois de ter registrado queda de 2,6% em março. As informações fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços e foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
 
Para entender melhor, quando uma pessoa vai ao médico, ao cinema ou ao cabeleireiro, por exemplo, ela está movimentando o setor de serviços. Na avaliação do economista José Luiz Pagnussat, que é ex-presidente do Conselho Federal de Economia, Cofecon, essa melhora já era esperada. Um dos motivos, de acordo com o economista, foi o saque das contas inativas do FGTS, que deu um dinheiro extra para muitas pessoas e, consequentemente, contribuiu para a movimentação do setor.
 
TEC./SONORA: José Luiz Pagnussat, economista e ex-presidente do Conselho Federal de Economia
“No momento em que você tem, então, uma melhora nos demais setores, uma melhora na confiança do consumidor, o setor de serviços também começa a reagir. É claro que outras medidas também ajudam a explicar a retomada do setor de Serviços como, por exemplo, a liberação de recursos do FGTS – que ajuda não só a pagar dívidas e aumentar a reserva de poupança como mostrou relatório do Banco Central– mas também uma retomada na demanda por serviços de uma forma geral e isso se reflete nos dados.”
 
LOC.: Ainda na avaliação do economista José Luiz Pagnussat, a notícia do aumento no volume de serviços é positiva para a economia brasileira, principalmente quando se trata da geração de empregos.
 
TEC./SONORA: José Luiz Pagnussat, economista e ex-presidente do Conselho Federal de Economia
“O impacto que isso vai ter para a sociedade como um todo é que você tem a geração de empregos. É um setor que gera muito emprego. Então a retomada do crescimento desse setor é altamente positiva para a economia, porque significa que você começa a ter sinal um positivo para a geração de empregos. Considerando que o setor de Serviços, como um todo, representa em torno de 70% da economia brasileira. Resultados positivos no setor de Serviços são muito bem-vindos para a recomposição do emprego”.
 
LOC.: Apesar do resultado positivo na passagem de março para abril, quando comparado o mesmo mês do ano passado, o setor de serviços apontou uma retração de 5,6 por cento. De acordo com o IBGE, com esses resultados, a taxa acumulado no ano ficou negativa em 4,9%.
 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.