ECONOMIA: Quatro em cada dez jovens brasileiros não se preparam para a aposentadoria, diz pesquisa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, junto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, aponta que quatro em cada dez jovens de 18 a 30 anos, não se preparam para a aposentadoria. Foram mais de seiscentos entrevistados, de todas as classes sociais, nas 27 capitais brasileiras. A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, conta quais foram as três respostas mais citadas na pesquisa.

TEC./SONORA: Economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti (0:29)

“Quando a gente pergunta o por que eles não estão se preparando, em primeiro lugar é porque não sobra dinheiro, em segundo lugar porque é cedo para pensar nisso e em terceiro lugar é aqueles que não sabem como fazer. Mas é bom lembrar que tanto o primeiro quanto o segundo motivos mais citados, também tem a ver com a falta de conhecimento. Se as pessoas tivessem a ciência de como é importante começar a planejar para a aposentadoria desde cedo, provavelmente a gente teria aí um percentual muito maior dentre os que se preparam para este momento da vida”.

REPÓRTER: O estudante de Relações Internacionais Lucas Pereira Santos, de 19 anos, faz parte da estatística e é um dos jovens que não se prepara para aposentadoria.

TEC./SONORA: Estudante, Lucas Pereira Santos, 19 anos (0:30)

“Nosso sistema atual diz que você tem que trabalhar cerca de 30 a 35 anos, juntamente com uma certa contribuição para o INSS, para que você seja aposentado. O problema é que, as idades mais jovens não trabalham com uma perspectiva tão grande, principalmente por causa que essas mesmas classes mais jovens não são inseridas tão rapidamente no mercado de trabalho. Isto causa o não pensamento desta mesma classe para uma coisa distante, que estará acontecendo entre 20, 30 anos”.

REPÓRTER: O analista de rede Daniel Alves, de 26 anos, também não se prepara para a aposentadoria e cita outra forma de investir o seu dinheiro.

TEC./SONORA: Analista de rede, Daniel Alves, 26 anos (0:32)

“Eu não invisto na Previdência Privada e nem na aposentadoria do governo por problemas de resgate, é muito difícil de você resgatar este dinheiro, pelo próprio tempo que o governo oferece, em termos de idade e o tempo que você tem que ter de contribuição. Eu prefiro investir em outros setores como compra de imóveis para garantir uma renda extra no futuro, do que propriamente depender de Previdência Privada ou a previdência do próprio governo”.

REPÓRTER: Se você quer saber mais sobre o assunto, acesse o site www.meubolsofeliz.com.br

Reportagem, Cintia Moreira
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.