ECONOMIA: Quase metade dos brasileiros pretende comprar os presentes de Natal com cartão de crédito

ECONOMIA: Quase metade dos brasileiros pretende comprar os presentes de Natal com cartão de crédito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 3min15seg

REPÓRTER: Com a proximidade das festas de fim de ano, aumenta o número de compras e presentes de Natal. A expectativa da Confederação Nacional do Comércio é de que as vendas desta época movimentem mais de 31 bilhões de reais em todo o Brasil. Mas a população deve ficar de olho para não se endividar. O resultado de uma pesquisa do SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, deve servir como alerta. De acordo com o levantamento, 48 por cento dos brasileiros vão comprar os presentes do final de ano a prazo. Considerando apenas os homens, a pesquisa mostra que 54 por cento dos entrevistados não vão pagar os presentes no dinheiro ou débito. George Nascimento é analista de sistemas em Brasília e admite que se encaixa nesse perfil de consumidor. Segundo George Nascimento, ele fez uma pesquisa e considera melhor comprar os presentes de Natal parcelados.

SONORA: George Nascimento, analista de sistemas

"Já pesquisei alguns preços, mas creio que devido às condições vou pagar no cartão de crédito, comprar uns presentes para a família, para a namorada. Acho que se pode dividir uma compra, é uma coisa boa. Eu fiz uma programação, e como no começo do ano tem que pagar alguns valores, eu acho que as parcelas ficam mais fáceis de serem pagas do que o valor inteiro."

REPÓRTER: Segundo a economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, Marcela Kawauti, é importante que o brasileiro faça um planejamento dos próximos meses e analise se as parcelas cabem no orçamento. Quando comparado com o Natal de 2013, a pesquisa revela que a quantidade de brasileiros que comprariam os presentes no dinheiro diminuiu sete por cento. A economista do SPC Brasil explica que a razão de quase metade dos brasileiros optarem por comprar os presentes a prazo está relacionada à situação econômica do Brasil.

SONORA: Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito

"Muitos dos brasileiros vão acabar se endividando para comprar os presentes de Natal. 48% deles admitiram que vão ter que fazer algum tipo de parcelamento ou dívida para conseguir comprar os presentes. Isso é reflexo de um momento econômico que a gente viveu ano passado em que o desemprego começou a crescer, a renda está começando a desacelerar, e as pessoas estão sem muito dinheiro para comprar. Mas, os preços todos subiram porque a inflação ao longo desse ano foi bem elevada, e ninguém quer deixar de comprar o presente de Natal. Então, a saída para esse contexto é acabar parcelando as compras."

REPÓRTER: Outro dado divulgado na pesquisa do SPC Brasil é de que 39 por cento dos entrevistados admitiram que já tiveram o nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito por causa de compras de final de ano. Para chegar a esses resultados, os pesquisadores entrevistaram 624 consumidores, entre homens e mulheres, de todas as classes sociais e nas 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais.

Reportagem, Aline Reis

Receba nossos conteúdos em primeira mão.