ECONOMIA: Proposta de criação de Fórum de desenvolvimento produtivo será levada a Michel Temer

Ideia é que seja um fórum nacional permanente, conduzido por entidades civis e mediado pelo governo federal.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A criação de um fórum para debater problemas que envolvem o setor produtivo brasileiro e buscar soluções para movimentar a economia e gerar empregos foi debatida entre representantes do governo federal, de centrais sindicais, da Confederação Nacional da Indústria, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, o Dieese.
 
A proposta do Fórum Nacional do Desenvolvimento Produtivo deve ser encaminhada na semana que vem para o presidente Michel Temer. A ideia é que seja um fórum nacional permanente, conduzido por entidades civis e mediado pelo governo federal. O presidente da Força Sindical, Paulinho da Força, explica as linhas gerais da iniciativa.
 
SONORA: Paulinho da Força, presidente da Força Sindical
“O Brasil tem 16 cadeias produtivas, você pode ter 16 ramos. Mas, a princípio, a ideia é de que a gente pegue os principais problemas que afetem a todos e tente resolver esses principais problemas. De competitividade, produtividade, exportação, geração de empregos. E lógico, assim que um ramo precisar ser discutido separadamente, esse setor vai ser discutido”
 
REPÓRTER: Embora venha apresentando sinais de recuperação, a produção industrial brasileira ainda registra resultados negativos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a produção industrial acumula queda de 8,7 por cento nos sete primeiros meses do ano. No acumulado dos 12 meses encerrados em julho, a retração é ainda maior: 9,6 por cento.  
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.