ECONOMIA: Produção industrial de Minas Gerais desacelera em maio

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A produção industrial de Minas Gerais registrou queda de 0,2% na passagem de abril para maio deste ano. A informação é da Pesquisa Industrial Mensal, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa desaceleração, segundo a gerente de estudos econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Daniela de Brito Pereira, ocorreu por conta do mau desempenho do setor de alimentos.
 
TEC./SONORA: Daniela de Brito Pereira, gerente de estudos econômicos da FIEMG
 
“Esse setor representa 15,5% da produção industrial mineira. A indústria de alimentos tem dado alguns sinais de contração puxada pelo seguimento de abate e fabricação de produtos de carne. E isso tem sido verificado no ritmo de demissões, as exportações também têm apresentado recuo nesse ano.”
 
LOC.: Além de Minas Gerais, outros 13 estados foram analisados pela pesquisa, e em 10 deles, o ritmo da produção industrial cresceu e na média nacional, a indústria teve expansão de 4,0%.
 
O deputado federal Domingos Sávio, do PSDB, lamenta os resultados apresentados por Minas. Ele ressalta que é preciso lutar para que o estado volte a ser referência para outras unidades da federação, como já foi há poucos anos.

TEC./SONORA: 
Domingos Sávio, deputado federal (PSDB-MG)

“Agora, com as divulgações do IBGE, dizendo que começa a ver uma reação no crescimento da indústria, no entanto, os números de Minas Gerais são negativos. Nós vamos ter que mudar muita coisa em Minas Gerais para que a gente volte a ser um estado referência para o Brasil.”

LOC.: 
Apesar do mau resultado na passagem de abril para maio, a indústria mineira, segundo a mesma pesquisa do IBGE, apresentou números positivos quando a comparação é feita entre os meses de maio deste ano e de 2016. Neste cenário a produção cresceu 2,5%. Segundo a FIEMG, essa produção foi impulsionada pelo setor de veículos, que teve bons resultados com exportações de veículos para a América Latina.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.