ECONOMIA: Percentual de famílias endividadas diminuiu em 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O número de pessoas endividadas diminuiu no país. Isso porque o percentual de famílias que têm alguma dívida para pagar foi de 56,6 por cento em dezembro, e atingiu o menor nível desde maio de 2012.
 
A informação é da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada pela Confederação Nacional do Comércio, a CNC. Segundo o levantamento, em novembro deste ano, esse percentual ficou em 57,3 por cento. Já em dezembro de 2015, o nível de endividamento chegou a 61,1 por cento. 
 
A pesquisa também mostrou uma queda no percentual de brasileiros que têm contas atrasadas para pagar. De acordo com a CNC, o mês de dezembro teve 23 por cento de inadimplentes. A taxa é inferior aos 23,4 por cento registrados em novembro.
 
Além disso, o percentual de famílias que não vão conseguir pagar as contas chegou a 8,7 por cento no fechamento do ano, mesmo percentual de dezembro de 2015. O índice está abaixo dos 9,1 por cento computados em novembro deste ano. Ainda de acordo com a CNC, 77,1 por cento das dívidas dos brasileiros é com o cartão de crédito.
 
Reportagem, Tayssa Bryto

Receba nossos conteúdos em primeira mão.