ECONOMIA: Mais de 20 milhões de contribuintes precisam entregar declaração do IR

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física vai se encerrar no próximo dia 28, e cerca de, 20 milhões de contribuintes ainda não entregaram o formulário da declaração à Receita Federal.
 
Todo contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de 28 mil e 559 reais, em 2016, deve fazer a declaração. Quem não entregar a declaração do Imposto de Renda durante o prazo determinado pode ser penalizado, com multa de até 20 por cento do valor máximo do imposto devido.
 
E, para não se enrolar com a Receita, o contribuinte deve ficar atento ao preenchimento correto do formulário. Todos os valores recebidos devem ser declarados, inclusive, os investimentos feitos no mercado financeiro.
 
Além disso, o contribuinte deve ter atenção aos limites e aos valores gastos que podem ser deduzidos, ou não. Por exemplo, as despesas feitas com salários de empregados domésticos não podem ser deduzidas no imposto. No entanto, os depósitos previdenciários do empregado doméstico, ou seja, o INSS pago pelo empregador, esses sim, podem ser deduzidos, em até um mil e 93 reais.
 
Os gastos com saúde não têm limites para dedução, como explica o Vice-Presidente do Conselho Regional de Economia, do Espírito Santo, Eduardo Reis.       
 
SONORA: Vice-Presidente do CORECON-ES, Eduardo Reis
 
“No caso de Saúde é importante observar que não há limite para você fazer as deduções com Saúde. No caso de Educação, também é importante observar o limite de R$ 3.571,00 por ano. No caso das previdências oficiais não há limite, como também a pensão alimentícia. Aquelas pessoas que trabalham como autônomos também têm a opção de fazer a dedução chamada de dedução de livro de caixa, que você pode colocar algumas despesas”.     
 
REPÓRTER: O contribuinte deve ficar atento também para não se esquecer de informar na declaração do Imposto de Renda o CPF dos dependentes, com 12 anos ou mais. O valor limite anual de dedução por dependente teve mudança, passando para dois mil, 275 reais.
 
O Vice-Presidente do CORECON, do Espírito Santo, Eduardo Reis, lembra ainda que, a Receita Federal disponibiliza na internet a declaração pré-preenchida, que pode ajudar a agilizar o preenchimento da declaração. O documento traz as informações declaradas pelo contribuinte no ano anterior.       
 
SONORA: Vice-Presidente do CORECON-ES, Eduardo Reis
 
“Aquela pessoa que, por exemplo, tem trabalho assalariado ela consegue no site da Receita Federal baixar um arquivo chamado de Declaração Pré-Preenchida. Que é praticamente uma declaração do Imposto de Renda contendo as informações do seu empregador, as informações da sua declaração do ano anterior. Isso te permite ganhar muito tempo no preenchimento”.
 
REPÓRTER: A Receita Federal espera receber mais de 28 milhões de declarações do Imposto de Renda, até o dia 28 de abril.  A declaração deve ser feita pela internet. Para isso, basta baixar no site da Receita o programa Receitanet. O endereço é: receita.fazenda.gov.br
 

 

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.