ECONOMIA: Juros são o principal motivo que impede empresários de investirem nos negócios, revela pesquisa

Ainda segundo a pesquisa, só nos últimos 12 meses apenas 9% dos empresários e comerciantes que vendem serviços, pegaram recursos emprestados com terceiros.

Salvar imagem

LOC.: Qual o empresário que não quer investir no negócio e ver a empresa crescer ainda mais? Pois é, apesar de esse ser o sonho de muitos empreendedores, esse desejo, às vezes, encontra uma barreira. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que as altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras são o principal motivo para os empresários desistirem de avançar no desenvolvimento dos negócios.
De acordo com o levantamento, quatro em cada dez dos empresários entrevistados, o que corresponde a 38%, nunca recorreram a empréstimos e financiamentos por considerarem os juros muito altos.
Para o superintendente da CNDL e doutor em economia, Éverton Correia, isso retrai a economia do país e o consumidor deixa de ter acesso a bons produtos ou serviços.

TEC./SONORA: Éverton Correia, superintendente da CNDL

“Que ele deixa de gerar os empregos importantes para que haja um mercado consumidor forte, ele deixa de incorporar na economia geração de emprego e renda. O segundo aspecto, ele deixa de investir em algo novo. Em algo que traga um retorno financeiro para ele, mas também que beneficie o consumidor.”

LOC.: Ainda segundo a pesquisa, só nos últimos 12 meses apenas 9% dos empresários e comerciantes que vendem serviços, pegaram recursos emprestados com terceiros. Além disso, 5% tentaram fazer o mesmo, mas não conseguiram. Desses, 2% desistiram e 3% tiveram o crédito negado.
O empresário Willian Farias, de 24 anos, dono de um bar em Brasília, já passou por essa dificuldade. Ele conta que já deixou de investir em algum momento por causa das altas taxas de juros. Willian acredita que sem ter como investir, muitas vezes o empreendedor também vai deixar de contratar.

TEC./SONORA: Willian Farias, empresário

“Hoje, no Brasil, essa captação de recurso é um desafio muito grande, porque os juros são muito elevados e isso inviabiliza muito a criação ou o aumento do negócio ou a melhora do serviço do negócio. Então assim, a mim me parece uma conta muito clara que é a seguinte: se você inviabiliza a geração de novos negócios com juros muitos altos, você dificulta a geração de novos empregos e, portanto você afeta a economia de todo o país.”

LOC.: Durante a pesquisa foram entrevistados 822 empresários, de totas as regiões do país, que trabalham com comércio ou serviço. A margem de erro é de até 3,4 pontos percentuais. E a margem de confiança é de 95%.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.