ECONOMIA: Inflação registra o menor índice para o mês de janeiro desde 1979, de acordo com IBGE

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), teve alta de 0,38 por cento em janeiro e superou os 0,30 por cento registrados em dezembro. Esse foi o menor índice para o mês de janeiro desde 1979, quando o IPCA começou a ser medido. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, e mostram que no acumulado de 12 meses, o índice desceu para 5,35 por cento, ficando abaixo dos 6,29 registrados nos doze meses imediatamente anteriores.
 
 
De acordo com o IBGE, a tarifa dos ônibus urbanos – que subiram 2,84 por cento - lideram o ranking dos principais impactos individuais responsáveis pela aceleração da inflação. É o que explica a coordenadora de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE, Eulina Nunes.
 
 
SONORA: Eulina Nunes, Coordenadora de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE
“A diferença fundamental em relação ao resultado de janeiro está na pressão dos ônibus urbanos. O transporte é responsável por uma parcela significativa da despesa das famílias. Em particular as tarifas dos ônibus urbanos. E em janeiro, em geral, se concentram reajustes em algumas regiões metropolitanas”.
 
 
REPÓRTER: O IPCA é o responsável por mostrar a variação do custo médio de vida da população brasileira. Nesse sentido, quando um produto fica mais caro, a inflação segue logo atrás e também sobe. De acordo com o IBGE, as passagens de ônibus ficaram mais caras em oito das 13 regiões pesquisadas, principalmente em Brasília e Vitória. Mas não foram apenas as passagens de ônibus que contribuíram para o aumento da inflação em janeiro. A coordenadora de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE, Eulina Nunes, explica que os alimentos também pesaram no orçamento das famílias no primeiro mês do ano.
 
 
SONORA: Eulina Nunes, coordenadora de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE
“Além disso, além da pressão do transporte, os alimentos que, na verdade, são a primeira e as maiores despesa das famílias, também aumentaram. Alguns itens aumentaram bastante e levaram a um resultado maior influenciando também o resultado do índice”.
 
 
REPÓRTER: Ainda de acordo com o IBGE, o preço daspassagens aéreas caiu em janeiro e influenciou o índice para baixo. O IPCA não teve uma aceleração ainda maior, porque os preços dos produtos relacionados ao crédito e à retração do consumo, como o de roupas e de eletrodomésticos, também tiveram queda nos preços, por causa das liquidações que costumam acontecer depois do Natal.

 

 
Reportagem, Bruna Goularte 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.