ECONOMIA: Fitch rebaixa Brasil e tira nota de investimento

A nota de crédito do país foi rebaixada de BBB- para BB+ colocando o Brasil como grau especulativo para investimento

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Brasil foi rebaixado e perdeu o grau de investimento pela agência de classificação de risco Fitch. Essa é a segunda agência a retirar o grau de investimento do país. Em setembro, a Standard&Poor's reduziu a nota de crédito do Brasil de BBB- para BB+ colocando o país como grau especulativo para investimento. A mesma classificação foi estabelecida, agora, pela agência Fitch.
 
De acordo com a agência, o rebaixamento é reflexo da atual recessão econômica, do cenário fiscal desfavorável e do crescimento da incerteza política que pode afetar a capacidade do governo de colocar em prática os ajustes necessários para estabilizar a crescente dívida pública.
 
Para a Fitch, o aumento das taxas de desemprego, o crédito mais restrito, a confiança em queda e a alta inflação estão reduzindo o consumo. Além disso, segundo a agência a diminuição dos preços das commodities que são produtos primários com cotação internacional, como grãos de soja, café e minérios, assim como a desaceleração da economia da China e o aperto das condições financeiras internacionais fazem com que o mercado externo continue difícil para o Brasil.
 
As notas de classificação de risco por agências internacionais servem como referência para os juros dos títulos públicos, que representam o custo para o governo pegar dinheiro emprestado dos investidores. O grau de investimento funciona como um atestado de que os países não correm risco de dar calote na dívida pública. A probabilidade de deixar de pagar a dívida sobe à medida que a nota diminui.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.