ECONOMIA: Dívida pública do Brasil ultrapassa R$ 3 trilhões pela primeira vez na história

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A dívida pública federal brasileira teve alta de 3,1 por cento em setembro e chegou a 3,04 trilhões de reais, de acordo com informações do Tesouro Nacional. É a primeira vez que a dívida, que inclui endividamentos internos e externos do governo, supera o patamar de três trilhões de reais.
 
A variação do endividamento do Tesouro pode acontecer pela oferta de títulos públicos em leilões, pela internet ou pela emissão direta. Além disso, o tesouro também pode pegar emprestado de uma instituição financeira ou banco de fomento que vá financiar o desenvolvimento de uma determinada região. Já a redução do endividamento pode acontecer pelo resgate de títulos, por exemplo.
 
De acordo com o governo, o aumento registrado em setembro está relacionado à existência de títulos públicos no mercado acima do valor gasto com o pagamento de títulos vencidos, além das despesas com juros.
 
No mês de setembro, as emissões de títulos públicos chegaram e 78 milhões e 34 milhões de reais. Já o gasto com os títulos vencidos somou 16 bilhões e 36 milhões de reais. A diferença entre os valores, de 62 bilhões, é o quanto a dívida aumentou só por causa da colocação dos títulos públicos no mercado.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.