ECONOMIA: Dívida das famílias diminui de setembro para outubro, mas aumenta na comparação anual

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As família brasileiras conseguiram ficar, em outubro, um pouco menos endividadas do que estavam em setembro. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, a proporção de famílias com algum tipo de dívida atingiu 57,7 por cento em outubro, e ficou levemente abaixo dos 58,2 por cento alcançados em setembro.

Apesar do ligeiro alívio para os bolsos dos trabalhadores, se comparado a outubro de 2015, o número de endividados que não têm condições de quitar os débitos cresceu. A pesquisa da CNC mostra que 9,4 por cento dos entrevistados acreditam que não vão conseguir pagar o que devem. O número é maior que os 8,5 por cento registrados no ano passado, mas fica abaixo do registrado em setembro, quando foi de 9,6 por cento.

Ainda de acordo com a pesquisa, 14,2 por cento das famílias brasileiras declaram estar muito endividadas. As que estão com as contas atrasadas admitem ter passado quase 63 dias do prazo de vencimento. Em média, as dívidas foram parceladas em sete meses e 33,4 por cento das famílias disseram que têm o costume de dividir o pagamento por um ano. Além disso, 21 por cento declararam estar com mais da metade da renda comprometida para pagar as dívidas.

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.