ECONOMIA: Depois de oito meses, contas do governo voltam ao azul, em Janeiro

Durante o período, foram economizados 14 bilhões e 835 milhões de Reais, o quarto melhor esforço fiscal registrado para o mês de Janeiro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Depois de oito meses no vermelho, as contas do governo fecharam o mês de Janeiro com superávit primário, ou seja, positivas. A informação foi divulgada pelo Tesouro Nacional. Durante o período, foram economizados 14 bilhões e 835 milhões de Reais, o quarto melhor esforço fiscal registrado para o mês de Janeiro. O bom resultado das contas públicas, de acordo com o Tesouro, tem relação com o pagamento de 65 por cento do valor de outorga da concessão de hidrelétricas leiloadas no ano passado, o equivalente a 11 bilhões de Reais. No entanto, existem outros motivos que explicam o superávit em Janeiro. De acordo com o economista, ex-presidente do Conselho Federal de Economia, Cofecon, José Luiz Pagnussat, os resultados positivos alcançados em Janeiro já eram esperados, já que nesta época do ano, os gastos públicos são menores.

SONORAJosé Luiz Pagnussat, ex-presidente do Conselho Federal de Economia

“O resultado de janeiro de certa forma já era esperado, uma vez que normalmente no mês de janeiro o governo apresenta superávit. O mesmo ocorre para estados e municípios. Quando a gente olha o resultado apresentado pelo Banco Central que foi de vinte sete ponto nove bilhões de superávit, a gente está considerando os três níveis de governo,  e tanto estados como municípios no início do ano, eles tendem a ter um gasto menor e uma arrecadação até um pouco maior e por conseqüência o superávit.”

REPÓRTER: Comparando a receita líquida do governo em Janeiro deste ano, com as do mesmo mês em 2015, os valores tiveram uma alta 6,3 por cento acima da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA.  Fazendo a mesma comparação, as despesas aumentaram 3,8 por cento.
 
De acordo com José Luiz Pagnussat, a expectativa é de que os gastos públicos se mantenham equilibrados nos próximos dois meses.

SONORA: José Luiz Pagnussat, ex-presidente do Conselho Federal de Economia

“A tendência é que fevereiro e março haja certo equilíbrio no gasto que a ação do governo ainda não estará em plena atividade, em plena realização de gastos. Mas a partir de maio e junho os pagamentos se aceleram e em conseqüência o déficit ocorre.”

REPÓRTER: O superávit primário é a economia de recursos para pagar os juros da dívida pública. No médio prazo, o esforço fiscal ajuda a controlar a dívida pública e a manter a capacidade de o governo federal honrar seus compromissos.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.