ECONOMIA: ANEEL anuncia bandeira tarifária verde para junho

As cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, informa que a bandeira para o mês de junho será verde, sem custo para os consumidores. Este sistema de bandeiras tarifárias permite aos consumidores o uso consciente da energia elétrica. O funcionamento é simples: as cores verde, amarela ou vermelha, nos patamares 1 e 2, indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. De acordo com o especialista em energia elétrica, Renato Queiroz, nos dois últimos meses a bandeira tarifária estava vermelha e apesar do mês de junho ficar com a bandeira verde, é preciso ficar atento.  

TEC./SONORA: Renato Queiroz, especialista em energia elétrica.

“Saímos da amarela, para dois meses de vermelha, patamar 1 e voltamos para verde, agora, a sinalização de junho. A gestão dos reservatórios não está muito boa. Quando tem água, eu jogo uma taxa. Quando não tem água eu jogo outra taxa. Então... um sobe e desce de decisões preocupantes, porque eu estou em um “stop and go” de custos.”

LOC.: Mesmo com a bandeira verde, o consumidor pode economizar. Seguem aqui algumas dicas: sempre que puder, tome banhos mais curtos, de até cinco minutos, por exemplo. Quando for buscar algo na geladeira, deixe a porta aberta apenas o tempo que for necessário; sempre que sair do cômodo, apague a luz; não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado; quando for passar roupas, tente juntá-las para passar de uma vez só. É o que explica o especialista em energia elétrica, Renato Queiroz.

TEC./SONORA: Renato Queiroz, especialista em energia elétrica.

“Os grandes eletrodomésticos que mais consomem energia são: ar condicionado, ferro de passar e geladeira. A geladeira eu tenho que manter sempre ligada, não tem como desligar. O que eu tenho que me preocupar e não ficar abrindo, fechando, abrindo, fechando. Quer dizer, abrir e fechar vai fazer a geladeira consumir mais energia elétrica. O ferro de passar e aquela famosa dica que todos devem saber, ou seja, eu acumulo uma quantidade maior para passar em um dia só.”

LOC.: E não se esqueça de retirar os aparelhos da tomada quando não estiver usando ou quando for ficar ausente por um período longo.  

Reportagem, Cintia Moreira

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.