ECONOMIA: Anatel propõe mudar cálculo de reajustes de telefonia fixa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, está pensando em mudar um índice usado para calcular os reajustes de tarifas de telefonia fixa. A nova metodologia de cálculo do Fator de Transferência X foi apresentada na quinta-feira (10) e vai passar por consulta pública por 45 dias.

O chamado Fator X é um índice que considera os ganhos de produtividade das empresas. Todos os anos, as tarifas do plano básico de telefonia fixa são corrigidas pelo Índice dos Serviços de Telecomunicações. A partir desse valor, o Fator X é descontado. Por isso, quanto maior é o ganho de produtividade das concessionárias, maior vai ser o Fator X, e, consequentemente, o reajuste que é aplicado às tarifas vai ser menor.


Uma das principais propostas de mudança é não considerar os dados de produtividade do serviço de banda larga fixa no cálculo do índice, o que pode fazer com que o Fator X seja menor. A proposta também sugere que o cálculo seja feito individualmente por concessionária e, dessa forma, não seja mais um valor único para todas as empresas. Outra mudança proposta é a de fazer o cálculo do Fator X todo o ano, e não apenas a cada cinco anos, como acontece atualmente. Também será preciso considerar os processos de incorporações societárias das operadoras no cálculo do Fator X.

Reportagem, Bruna Goularte
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.