ECONOMIA: Analistas do mercado projetam melhora na inflação e “tombo” maior no PIB para este ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Analistas do mercado financeiro projetaram, na semana passada, uma redução da inflação para este ano e para 2017. Além disso, também estimaram uma queda maior no Produto Interno Bruto brasileiro em 2016. Os dados foram coletados pelo Banco Central e divulgados nesta segunda-feira (17) no Boletim Focus.
 
Os analistas estimam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, considerado a inflação oficial do Brasil, recue de 7,04 por cento para 7,01. Apesar da melhora nas expectativas, o índice ainda continua acima do teto da meta de inflação, de 6,5 por cento, determinado para este ano.
 
Para 2017, os analistas também projetaram, na semana passada, uma melhora no IPCA: de 5,06 para 5,04 por cento, o que significa que a inflação deve ficar dentro do teto de seis por cento, estabelecido para o próximo ano.
 
Já em relação ao PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, a previsão do mercado foi pessimista: de um encolhimento de 3,15 por cento, passou para um tombo ainda maior, de 3,19 por cento.  Com a previsão de queda no Produto Interno Bruto neste ano, será a primeira vez que o Brasil tem dois anos seguidos de queda no nível de atividade econômica.  
Para 2017, os analistas das instituições financeiras mantiveram a previsão de uma alta de 1,30 na semana passada.
 
O Boletim Focus apresenta os resultados de um levantamento diário feito com as previsões de mais de cem bancos, gestores de recursos e outras instituições financeiras. O relatório feito pelo Banco Central aponta quais são as perspectivas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.