ECONOMIA: Analistas do mercado projetam inflação abaixo da meta em 2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Analistas do mercado financeiro reduziram as projeções para a inflação deste ano. As instituições financeiras, que anteriormente estimaram uma inflação de 4,47 por cento para este ano, diminuíram a projeção para 4,43 por cento. O valor fica abaixo do centro da meta estabelecidopara este ano, de 4,5 por cento. Desde o ano de 2009 que o Brasil não consegue atingir o centro da meta da inflação.
 
Para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, o mercado continuou com a previsão da semana anterior, de crescimento de 0,48 por cento. Além disso, os analistas de mercado também mantiveram a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, em 9,5 por cento ao ano, no final de 2017. Atualmente a Selic está em 13 por cento.
 
O Boletim Focus é um relatório divulgado todas às segundas-feiras pelo Banco Central e apresenta os resultados de um levantamento diário feito com as previsões de mais de 100 bancos, gestores de recursos e outras instituições.   Os resultados apontam quais são as perspectivas do mercado para as principais variáveis da economia.
 
Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.