ECONOMIA: Analistas do mercado estimam ligeira queda na inflação e piora no PIB para este ano

De acordo com levantamento, expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, passou de 6,88% para 6,84%

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Analistas do mercado financeiro estimam uma ligeira queda nas projeções da inflação para este ano. De acordo com o levantamento, a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, considerado a inflação oficial do Brasil, passou de 6,88 por cento para 6,84 por cento.

As informações foram divulgadas no último Boletim Focus, do Banco Central, que apresenta os resultados de um levantamento diário feito com as previsões de cerca de 120 bancos, gestores de recursos e outras instituições. Para 2017, a expectativa de inflação passou de 4,94 por cento para 4,93 por cento.

Em relação ao Produto Interno Bruto, as projeções passaram pela sexta piora seguida. De 3,31 por cento, os analistas agora esperam que a soma das riquezas produzidas no Brasil caia 3,37 por cento este ano.

O mercado financeiro também prevê que, ao final deste ano, o dólar suba de três reais e 20 centavos, para três reais e 22 centavos. Para o ano que vem, a expectativa é a moeda norte-america fique em três reais e 40. Depois a eleição do magnata Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, na semana passada, o dólar tem subido e a bolsa de valores está em queda.

O Boletim Focus é divulgado todas as segundas-feiras pelo Banco Central e aponta quais são as perspectivas do mercado para as principais variáveis macroeconômicas.

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.