ECONOMIA: Abono salarial de 2015 pode ser sacado até 30 de junho, segundo ministério

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O abono salArial de 2015 pode ser sacado até dia 30 de junho. De acordo com o Ministério do Trabalho, o direito ao abono salArial ano-base 2015  são para os trabalhadores que estão  no Programa de Integração Social, o PIS, e no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, há no mínimo, cinco anos. Além disso, a pessoa deve ter trabalhado, pelo menos, 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. O empregador também deve ter informado corretamente os dados pessoais do empregado na Relação Anual de Informações Sociais.
 
O valor disponível para saque é mais de um bilhão de reais, sendo que cada trabalhador pode sacar de 78 reais a 937 reais, dependendo do tempo de trabalho formal em 2015. Até o final de maio, quase duas milhões de pessoas ainda não tinham sacado o abono. O Ministério alerta para não deixar para a última hora, sendo que, depois de encerrado o período de saques, o dinheiro que não foi resgatado volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador e será usado para o pagamento de benefícios como, seguro-desemprego e o abono salArial do próximo ano.
 
O trabalhador que tem o Cartão Cidadão e a senha cadastrada pode sacar o abono nos terminais de autoatendimento da Caixa ou casas lotéricas. Caso não tenha o cartão, ele pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.  Já os servidores públicos que têm direito, precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação.
 
Reportagem, Juliana Gonçalves
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.