ECONOMIA: “A BR 319 é uma sobrevivência para nosso estado”, defende deputada do Amazonas

Segundo a deputada, a BR possui mais de 400 quilômetros destruídos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: As obras de recuperação da única BR que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO) estão embargadas. A estrada foi aberta na década de 70 e, mesmo passando por manutenções há mais de dez anos, está entre as piores do Brasil. Quase meio bilhão de reais já foi gasto em obras na BR 319, mas ainda há trechos que são considerados intransitáveis. A estrada possui 877 quilômetros de extensão, sendo 856 quilômetros no estado do Amazonas. Para a deputada do PP do Amazonas, Conceição Sampaio, é preciso que o Governo Federal realize ações mais efetivas na BR que é considerada a principal forma de escoamento de produtos da região.

TEC./SONORA.: Conceição Sampaio, deputada Federal (PP – AM)
“Primeiro, é importante lembrar que o Amazonas e a Amazônia, de um modo geral, têm um papel fundamental para o Estado brasileiro. E quando nós nos referimos ao estado do Amazonas, geograficamente nós estamos isolados. Então é muito importante buscar caminhos para fazer o desenvolvimento do estado e de um modo geral da região, porque a BR 319 será, certamente, um benefício para a região amazônica.”

LOC.: Conceição Sampaio acredita que com a revitalização da via, haverá mais competitividade no mercado local e a oportunidade de gerar mais renda para quem depende da BR. A deputada comenta que a Zona Franca de Manaus, por exemplo, pode ser beneficiada com a retomada das obras.

TEC./SONORA: Conceição Sampaio, deputada Federal (PP – AM)
“Para torná-la competitiva, nós precisamos assegurar o acesso para deslocar essas mercadorias e as pessoas terem o direito de ir e vir. Portanto, a BR 319 é, para o nosso estado, uma sobrevivência. É importante lembrar que há mais de quatro décadas essa BR já foi aberta. O impacto ambiental certamente já aconteceu. Agora, se tiver governança, nós vamos evitar que esse impacto possa aumentar.”

LOC.: O impacto ambiental citado pela deputada já rendeu discussões a respeito da construção da BR. Para ambientalistas, a obra pode aumentar o desmatamento na região amazônica, ao mesmo tempo em que seu abandono também gera impactos negativos. A deputada acredita que, com governança, a situação pode ser revertida.

TEC./ SONORA: Conceição Sampaio, deputada Federal (PP – AM)
"Agora é pensar que o estado do Amazonas faz parte do País e nós também precisamos fazer com que as coisas para o nosso desenvolvimento possam acontecer. Existem outras alternativas que também são difíceis. Agora a nossa BR já existe. Então é muito importante lembrar que, hoje, com a alta tecnologia, nós podemos, sim, ter uma BR que possa facilitar esse tráfego e sem causar nenhum tipo de impacto ambiental. Como? Fazendo a governança dessa BR.”

LOC.: Segundo a deputada, a BR possui mais de 400 quilômetros destruídos. As obras são necessárias e, para ela, podem gerar qualidade de vida a quem precisa fazer a travessia nessa estrada.

TEC./ SONORA: Conceição Sampaio, deputada Federal (PP – AM)
“Isso representa qualidade de vida. No mesmo momento que sabemos o benefício que essa BR vai trazer para a nossa região, a gente sabe que no dia de hoje ela coloca em risco de morte muitas pessoas que precisam fazer essa travessia. Se o consumidor não faz suas compras significa que para o comércio nacional, como a Zona Franca que produz para o comércio nacional, tem um impacto maior. Então, nós somos os primeiros a entrar na crise e seremos os últimos a sair dela, porque nós produzimos para o mercado nacional.”

LOC.: Recentemente, a Justiça Federal liberou as obras na BR, que devem ser retomadas em julho e concluídas em dezembro.

Com colaboração de Hédio Junior, reportagem, Jalila Arabi.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.