DOURADOS (MS): Reajuste em multas fortalece combate a Dengue, Chikungunya e Zika na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  Para diminuir os índices de infestação de Dengue, Chikungunya e Zika em Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde organizou ações como  mutirões com cerca de 300 agentes de saúde e endemias. Eles visitam imóveis para identificar e destruir possíveis focos do mosquito transmissor. Os agentes também ensinam a população a eliminar esses criadouros. Porém, muitos moradores não seguem as orientações passadas pelos agentes, o que provoca o surgimento de focos do mosquito repetidamente nos mesmos imóveis. Para mudar esse comportamento, a prefeitura decidiu tomar uma atitude drástica. A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses da cidade, Rosana Alexandre da Silva, conta qual foi a mudança.

 

TEC/SONORA: Rosana Alexandre da Silva - Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses

“Temos uma lei, a lei de zoonoses, 3965. Ela ficou mais rígida. O valor da multa subiu um pouco. Então, era um valor de R$ 100 à 800, mas esses valores duplicara, triplicaram. Então, hoje, o que nós temos? Um valor de R$ 400 à 1600.”

 

LOC: Em 2016, Dourados registrou mais de quatro mil e 700 casos suspeitos de Dengue e outros 25 de Chikungunya. Tânia Viscardi, 38 anos, é enfermeira e foi uma das oito pessoas infectadas com o Zika na cidade. Moradora de Isidro Pedroso, ela comenta o que achou da medida. Tânia avalia que informações e orientações para a população não faltam.

 

TEC/SONORA: Tânia Viscardi – Enfermeira

“Mas a população, infelizmente, não tem consciência. Acredito que seja uma forma eficaz. Porque quando mexe no bolso, realmente, a pessoa toma mais cuidado. Agora, se não tem risco de tomar uma multa, não se preocupa. Então, eu acredito que só mexendo no bolso para as pessoas se conscientizarem. Já que não se conscientizam pela gravidade da doença.”

 

LOC: Para denunciar a existência de focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, você pode ligar para a Zoonoses, no telefone 3411-7753. Fique atento! As infecções são graves e podem impedir as pessoas de trabalhar e realizar atividades básicas da vida. E podem levar até a morte. Cuide da sua saúde e proteja a comunidade. Outras informações podem ser obtidas em saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.