DOURADOS (MS): Grupo de jovens ajuda a convocar novos doadores de sangue na cidade

Em parceria com o Hemosul, eles promovem palestras sobre o tema.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Você conhece o grupo Vamos Doar? É o único grupo de incentivo à doação de sangue em Dourados. Formado por jovens com idade entre 17 e 20 anos, a turma trabalha em parceria com o Hemosul para educar a população sobre a importância da doação regular de sangue. A ideia partiu da estudante Shirley Moura, de 18 anos, em janeiro do ano passado. Inicialmente, a ideia era ter uma página na rede social do Facebook, para informar sobre a doação. Hoje, o projeto cresceu e já realiza palestras e oficinas em escolas para jovens a partir dos 16 anos. Shirley, que mora no centro da cidade com os pais, estuda para o vestibular de medicina. É ela quem conta mais sobre o projeto Vamos Doar.

TEC./SONORA: Shirley Moura, estudante.

“O projeto, em suma importância, é um conjunto de jovens voluntários dispostos a todo dia amenizar ou até mesmo zerar as filas de pedido de doação de sangue no hemocentro. Partiu de mim essa ideia de criar uma página na rede social para ter essa interação com o público, para mostrar para eles que (doar) não é um bicho de sete cabeças ou uma coisa complicada. A gente também faz oficinas em escolas, com bate-papo e dinâmicas, para interagir com os jovens acima de 16 anos, principalmente. A ideia do nosso projeto não é promover as pessoas que estão fazendo a boa ação, e sim a boa ação.”

LOC.: O Vamos Doar tem o apoio do Hemosul de Dourados. Os profissionais da saúde ajudam os jovens a tirar dúvidas da população, com todo o apoio técnico necessário. De acordo com a coordenadora da unidade, Márcia Tinós, esse tipo de iniciativa é muito eficiente para convocar novos doadores.
 
TEC./SONORA: Márcia Tinós, coordenadora Hemosul Dourados.

“Todo último sábado do mês, nós fazemos campanhas, porque normalmente nós não atendemos aos sábados. E nós temos dois grupos de jovens também que são o “Demolei” e o “Vamos doar”, que nos ajudam bastante e estão fazendo uma campanha agora sobre o Junho Vermelho, para nos ajudar. E é muito importante isso, porque esses jovens estão sensibilizando e ajudando a divulgar a importância da doação.”

LOC.: O Junho Vermelho é o mês de incentivo à doação de sangue. No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Se você tem entre 16 e 18 anos e quer doar sangue, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Para os que têm entre 18 e 69 anos de idade, basta se dirigir ao hemocentro mais próximo de você. É importante que todos os doadores pesem mais de 50 quilos, tenham boa saúde e vontade de ajudar a salvar vidas. O Hemosul de Dourados fica na Rua Waldomiro de Souza, Vila Industrial, e funciona de segunda a sexta, das sete da manhã ao meio-dia. Se quiser falar com o hemocentro, ligue para 3424-4192. Repetindo: 3424-4192. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.