DOIS IRMÃOS DO TOCANTINS (TO): Município está entre os prioritários no combate ao Aedes aegypti

Cerca 100 casos de dengue, chikungunya e Zika foram registrados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Dois Irmãos do Tocantins está na lista do Ministério da Saúde de municípios prioritários nas ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e o vírus Zika. Neste ano foram registrados na cidade 96 casos suspeitos de dengue, quatro do vírus Zika e um de febre chikungunya. O município não é o único do Tocantins a ser citado na lista. Bernardo Sayão, Divinópolis do Tocantins, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Muricilândia, Nazaré, Palmas, Pium e Tocantínia também integram o grupo. Para reverter essa situação, mais de cinco mil agentes de saúde e endemias percorrem bairros de municípios do estado, visitando imóveis para informar a população sobre como se prevenir contra o Aedes. Eles também fazem vistorias nas casas, para identificar e eliminar criadouros do mosquito. O trabalho de prevenção está sendo desenvolvido desde o começo do ano e já apresentou alguns resultados, como informa o coordenador da Sala Estadual de Enfrentamento ao Aedes, Éverson Farias.
 
SONORA: Éverson Farias, coordenador da Sala Estadual de Enfrentamento ao Aedes
“Nós tivemos uma redução expressiva nas últimas semanas e sabemos que muito disso vem do empenho da população, que vem aderindo aos pedidos do governo. E também do trabalho do governo, no sentido de combate o vetor. Nós pedimos é que, o que vai manter o sucesso dessa diminuição de casos é a continuidade das ações”.
 
REPÓRTER:  O número de casos de doenças transmitidas Aelo aedes aegypti continua alto em todo o estado, por isso Tocantins não pode relaxar no combate ao mosquito. Só neste ano foram quase 13 mil suspeitas de dengue, 500 de chikungunya e em torno de sete mil de Zika. Esse vírus pode causar microcefalia em bebês quando eles ainda estão na barriga da mãe. Com cuidados básicos, é possível se proteger das doenças transmitidas pelo mosquito, como destaca o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch – diretor de vigilância
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika - é evitando que o mosquito nasça evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada”.
 
REPÓRTER: Para mais informações sobre, Zika e chikungunya acesse o site combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.