DISTRITO FEDERAL: Mais de 40 mil imóveis já foram visitados no combate ao Aedes aegypti

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mesmo com o fim do verão, as ações de combate ao Aedes aegypti continuam no Distrito Federal. Mais de 40 mil visitas de agentes de saúde e de endemias foram realizadas em imóveis do estado durante o terceiro ciclo de mobilização contra o mosquito, que acontece em todo o país.
 
O número corresponde a 4,63 por cento das residências, prédios públicos, comerciais e industriais espalhados nos municípios de todo o estado. O objetivo é vistoriar mais de 930 mil casas e estabelecimentos até o final da terceira etapa.
 
O número de vistorias soma pouco mais de 34 mil. A diferença em relação às propriedades visitadas é de seis mil. O motivo é que nesses imóveis os agentes não puderam fazer a vistoria, ou porque ele estavam fechados, ou porque os moradores se recusaram a receber os profissionais.
 
Receber os agentes em casa é uma medida importante para combater o Aedes e se prevenir das doenças transmitidas pelo mosquito, que são a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika. O gerente das Atividades de Controle de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Petrônio Lopes, reforça a importância desse trabalho.
 
SONORA: Petrônio Lopes - gerente das Atividades de Controle de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
 
“A gente pede, encarecidamente, que as pessoas abram as portas para os Agentes de Vigilância Ambiental, façam um exercício de, pelo menos uma vez por semana, inspecionar sua casa a começar pelo quintal. Olhar se tem pneu, olhar se tem vasilhame de colocar comida ou água para os animais, limpar uma vez por semana.”
 
REPÓRTER: É importante lembrar que a melhor forma de combater o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer. Por isso, além de receber a visita dos profissionais, a recomendação é a de que todas as famílias escolham um dia da semana para fazer uma limpeza em casa, como lembra o ministro Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
“Não se esqueça também de fazer sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
 
REPÓRTER: Cerca de 40 mil agentes de saúde e de endemias visitam e fazem a vistoria em imóveis do Distrito Federal para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em todo o país, são aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo.
 
Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.
 

 

Reportagem, Ana Freire

Receba nossos conteúdos em primeira mão.