DISTRITO FEDERAL: Gincana incentiva estudantes a combater o transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika

Salvar imagem

LOC: Combater o transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika é tarefa de todos. Mas se esse combate for feito de uma maneira que ajude no desenvolvimento do talento e da criatividade dos estudantes é melhor ainda. Por isso, a Secretaria Estadual de Educação do DF vai lançar, em abril, um edital de convocação para uma gincana. Nesse exercício, os alunos da rede pública do Distrito Federal vão concorrer em três atividades diferentes.

A primeira será entre estudantes da Educação Infantil. Os alunos vão participar de um concurso de desenho. O objetivo é desenvolver uma mascote para representar o combate ao mosquito. Em outro nível mais avançado, os estudantes vão concorrer para descobrir quem ganha o título de repórter ambiental, onde o aluno tem que desenvolver reportagens sobre o tema. Por último, alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos vão criar aplicativos que ajudem a identificar criadouros do transmissor das três doenças. Para a gerente da Educação Ambiental do DF, Sônia Soares, esse tipo de atividade desenvolvida pelos alunos pode ajudar no envolvimento de toda a sociedade na luta contra o mosquito.

TEC/SONORA: Sônia Soares, gerente da Educação Ambiental do DF.

“O fato de o aluno ter essa visão, se conscientizar e respeitar a questão do meio-ambiente, ele, com certeza, vai contagiar outras pessoas. Ele consegue envolver outras pessoas, ele consegue socializar essas ações. E mostrar para as pessoas o quanto é importante a atitude nesse momento.”

LOC: Os trabalhos desenvolvidos na gincana terão três níveis de avaliação. Primeiro, cada colégio escolhe o melhor trabalho de cada tema concorrido. Depois os vencedores dessa etapa serão julgados por uma equipe da Regional de Ensino. E por último a Central que vai desenvolver a competição decide quem será o vencedor da competição. Sônia entende que toda a rede de Educação do Distrito Federal é beneficiada com essa ação.

TEC/SONORA: Sônia Soares, gerente da Educação Ambiental do DF

“Acaba sendo um compromisso social que esse garoto, esse jovem, vai assumir. E toda a comunidade escolar, não só os estudantes. A gente entende que, na verdade, as práticas pedagógicas vão perpassar por todas as ações e atitudes de todos os servidores da Secretaria de Educação.”

LOC: A premiação da gincana será divulgada no segundo semestre deste ano. A gincana é um incentivo e estímulo à criatividade dos estudantes. Mas você também é peça fundamental para acabar com a Chikungunya, Dengue e Zika. Vista a camisa e não dê chances para o mosquito nascer. Comece eliminando os focos dentro de casa. Para mais informações sobre o assunto, acesse: saude.gov.br/combateaedes.


 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.