DISTRITO FEDERAL: Força-tarefa percorre imóveis para eliminar focos de Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Até a próxima sexta-feira, dia 15, cerca de 600 homens do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Secretaria de Saúde vão percorrer 26 mil imóveis no Distrito Federal em busca de focos de Aedes aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue, da febre chicungunya e do vírus Zika.

Este é o primeiro mapeamento desse tipo feito em 2016. O próximo está previsto para junho ou julho e outros dois serão executados no segundo semestre. De acordo com a secretaria de Saúde, o resultado do trabalho desta semana será divulgado no dia 18.

O levantamento rápido é feito de maneira aleatória em pelo menos 20% dos imóveis nas quadras sorteadas. A capital federal foi dividida em 66 grupos, cada um deles com nove mil a 12 mil imóveis de características semelhantes. A média é de um avaliado a cada quatro ou cinco imóveis.

O mapeamento é uma determinação do Ministério da Saúde e é feito desde 2001 para direcionar as ações de prevenção e controle do Aedes, após a identificação de criadouros e do índice de infestação das cidades.

Segundo o ministério, os lugares que apresentarem índice de infestação menor que 1% das residências visitadas estão em condições satisfatórias; os que tiverem índice entre 1% a 3,9% estão em situação de alerta; enquanto os com taxa superior a 4% apresentam risco de surto de dengue.

Para saber mais, acesse: combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Isadora Grespan.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.