DESCANSO (SC): Município passa a integrar lista de infestação pelo Aedes no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Por causa da alta ocorrência de dengue, Descanso passou a fazer parte da lista das cidades infestadas pelo Aedes aegypti em Santa Catarina. Com isso, o estado registra 32 municípios com infestação do mosquito. Além da dengue, ele transmite a febre chikungunya e o vírus Zika.

Como a fêmea do Aedes deposita seus ovos em lugares que acumulam água, é preciso manter alguns cuidados para impedir a proliferação e acabar com os criadouros. Evitar o uso de recipientes que juntem água, como latinhas, baldes, jarros e vasilhas, é um passo muito importante. Isso vale também para os objetos que você usa em casa para guardar a água da chuva e molhar as plantas.

A gerente de Vigilância de Zoonoses de Santa Catarina, Suzana Zeccer, dá mais dicas de como os moradores de Bom Jesus podem se proteger do Aedes.

SONORA: Suzana Zeccer, gerente de Vigilância de Zoonoses de Santa Catarina.

“A outra questão importantíssima são as caixas d’água e as calhas, que são os recipientes de preferência do Aedes aegypti. Então as caixas d’água precisam ser vedadas, à prova de mosquito, com tampas completamente assentadas, que não tenham nenhuma pequena abertura que possibilite a entrada do mosquito. As calhas das casas precisam ser limpas para que não acumule folhas e a água fique represada ali. E também a “saída do ladrão”. Se [na calha] tiver saída do ladrão com cano aberto, que se coloque uma tela no tecido para impedir que o mosquito entre”.

REPÓRTER: Suzana lembra que as vistorias nesses lugares devem ser feitas com frequência, principalmente nas calhas que ficam em locais com muitas árvores ou com muito vento, porque isso facilita o entupimento e o acúmulo de água. 

SONORA: Suzana Zeccer, gerente de Vigilância de Zoonoses de Santa Catarina.

São ações muito simples, mas que são importantíssimas que a população faça, que veja todos os dias no seu ambiente de moradia, de trabalho, de estudo, para evitar que o mosquito se prolifere”.

Faça a sua parte. Não deixe o mosquito vencer essa guerra.

Para saber mais, acesse: www.combateaedes.saúde.gov.br.

Reportagem, Isadora Grespan.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.