Deputado estadual diz que entrega de título a Lula é motivo de vergonha para Alagoas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Nesta quarta-feira (23), o ex-presidente Lula deve receber em Arapiraca o título honoris causa, dado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Entretanto, a solenidade de entrega, prevista para acontecer por volta das dez da manhã, foi duramente criticada pelo deputado estadual Bruno Toledo (PROS). Durante sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas na última semana, o parlamentar declarou que se sente envergonhado e afirmou que a Uneal está sendo utilizada como “palanque eleitoral”.

“Como é que Alagoas pode conceber virar motivo de chacota nacional quando uma comitiva de um ex-presidente condenado inicia sua trajetória política-eleitoreira por Alagoas e é recepcionada por um título honoris causa de uma universidade federal custeada com o nosso recurso, com dinheiro público?”.

Apesar da polêmica, o reitor da Uneal, Jairo Campos, confirmou que o título honoris causa será entregue a Lula. À noite, o petista se desloca até Maceió para um jantar com o governador Renan Filho (PMDB). O encontro não deve ter a presença do prefeito da capital alagoana, Rui Palmeira (PSDB), que recentemente recebeu a visita do presidenciável João Dória, do PSDB paulista.

Mesmo que a viagem pelo Nordeste tenha a função de ganhar votos, o ex-presidente pode ficar fora das próximas eleições. No mês passado, Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na decisão, o juiz Sergio Moro também determinou que o ex-presidente não exercesse cargos públicos por 19 anos. Porém, o petista só ficará inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa se a condenação for mantida em segunda instância.

No próximo dia 13 de setembro, o ex-presidente vai prestar depoimento ao juiz Sergio Moro em Curitiba. Lula vai depor no processo em que é acusado de corrupção passiva por supostamente aceitar a doação de uma área da Odebrecht para construção da nova sede do Instituto Lula.

Reportagem, Tácido Rodrigues
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.