DENGUE : Ministério da Saúde promove encontro para discutir situação da doença nas regiões Norte e Nordeste

Encontro tem objetivo de alertar gestores e população dos benefícios de combater à dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Técnicos municipais e estaduais de saúde das regiões Norte e Nordeste e integrantes do Ministério da Saúde vão estar juntos nesta terça e quarta-feira para debaterem o fortalecimento e aprimoramento das ações de combate à dengue e a chikungunya. O objetivo da reunião é discutir os aspectos clínicos, de vigilância e de diagnóstico das doenças, além de abordar os desafios e expectativas da vigilância epidemiológica de cada estado e município. O encontro é fundamental para o planejamento e fortalecimento das ações que combatem essas doenças, como explica o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho.
 
SONORA: coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue - Giovanini Coelho
 
“Tanto a Região Norte, quanto a Região Nordeste, são duas regiões que estão ainda com a baixa incidência de dengue. Mas, por essa razão é importante que as medidas de intensificação sejam mantidas para que esse período de transmissão que ainda vai até maio, essas ações sejam intensificadas.”
 
REPÓRTER: Um dos principais pontos debatidos na reunião pelos participantes é sobre a assistência à pacientes com dengue e chikungunya nas regiões Norte e Nordeste . O atendimento adequado a essas pessoas resulta diretamente na redução de casos graves e mortes em decorrência da doença. O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, afirma que o encontro é positivo, principalmente, para a população dessas duas regiões.
 
SONORA: coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue - Giovanini Coelho
 
“Principalmente a possibilidade de não ter epidemias de dengue, pois as epidemias determinam uma carga muito grande para a sociedade e, principalmente, diminuir a possibilidade de ter mortes pela doença.”
 
REPÓRTER: Para auxiliar os profissionais de saúde no atendimento adequado dos pacientes com dengue e chikungunya, o Ministério da Saúde possui diversas publicações sobre o tema. Para conhecer essas informações acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é o www.saude.gov.br
 
Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.