CURUÁ (PA):Meninas de 11 a 13 anos precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV. Curuá vacinou apenas 17 por cento da meta

O município de Curuá esta com apenas 17 por cento da segunda dose da vacina contra o HPV aplicada. A meta estabelecida pelo ministério da Saúde é de 75 por cento. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Curuá esta com apenas 17 por cento da segunda dose da vacina contra o HPV aplicada. A meta estabelecida pelo ministério da Saúde é de 75 por cento. As meninas com idade entre nove e 13 anos devem ser imunizadas em três etapas. O tratamento é seguro e pode ser feito nos postos de saúde da cidade. A responsável pela imunização no município, Rosineide Castro, lembra a importância da prevenção e alerta para o avanço do câncer uterino em mulheres cada vez mais novas.

SONORA: Rosineide Castro, coordenadora
 
A grande tristeza no nosso município é perder mulheres tão novas por uma doença que pode ser prevenida hoje, mulheres que deixam seus filhos, suas famílias, pedir todos os pais que levem suas adolescentes, prevenir a doença enquanto não tiver com o vírus. que de importância a vacinação pra que mais tarde essa adolescente não venha ser uma das causas de morte do nosso município e de todo Brasil.”
 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV protege as mulheres que ainda não iniciaram as vida sexual contra o câncer do colo do útero, por isso, é indicada apenas para meninas entre nove e 13 anos. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica porque é importante vacinar as mulheres já na adolescência.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero, por isso é importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda, a proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos em 2015 começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de forma drástica em nosso país.”
 
REPÓRTER: Somente no estado do Pará existe um risco estimado de 21 novos casos de câncer no útero para 100 mil mulheres em 2015. Pais e responsáveis devem aproveitar o período de férias escolares e levar as meninas para receber a segunda dose da vacina. As cidades de Alenquer e Óbidos, próximas a Curuá, também estão com baixa procura pela vacina, os moradores dessas localidades devem procurar um posto de saúde para vacinar as meninas entre nove e 13 anos.
 
Reportagem, Rodrigo Santos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.