CURSO: Novos juízes do Judiciário paraense participam de capacitação

A estrutura e o funcionamento do Judiciário são alguns temas do curso de “Formação Inicial de Juízes Substitutos do Poder Judiciário do Pará”, que ocorre na Escola Superior da Magistratura. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O cearense Rafael do Vale Souza, de 29 anos, ingressou no Judiciário paraense por meio do concurso público para juiz substituto e já tomou posse. Como magistrado, ele participa do curso de “Formação Inicial de Juízes Substitutos do Poder Judiciário do Pará”. Rafael garante que na atuação como juiz vai melhorar o atendimento ao cidadão.

SONORA: Juiz, Rafael do Vale Souza.
 
“É um sonho que a gente tem, se prepara muito tempo e a gente chega aqui com vontade de trabalhar, de ajudar, de melhorar o serviço do Poder Judiciário em todo o Estado do Pará e também de facilitar, realmente, a prestação jurisdicional junto à população, principalmente aos mais carentes”.
 
REPÓRTER: A estrutura e o funcionamento do Judiciário são alguns temas do curso de “Formação Inicial de Juízes Substitutos do Poder Judiciário do Pará”, que ocorre na Escola Superior da Magistratura. Ao todo, 38 juízes participam da capacitação, que segue as diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. O juiz Caio Berardo, responsável pelo curso,  comenta a metodologia utilizada para aprimorar o conhecimento do novo magistrado. 
 
SONORA: Juiz, Caio Berardo.
 
“Tem uma linha pedagógica que procura hoje uma uniformização do magistrado no plano nacional, pelo menos de forma genérica, um outro módulo de matérias direcionadas à realidade do nosso Estado, sempre visando passar para esse novo magistrado, uma visão ampla do Estado, uma visão concreta da realidade, para que ele possa atender os anseios da população o mais próximo possível, de forma mais específica, cumprir o objetivo que é levar a prestação jurisdicional para o cidadão”.
 
REPÓRTER: Na programação, os magistrados ainda vão receber informações das Corregedorias da Capital e do Interior; da Coordenadoria dos Juizados Especiais; do Núcleo Socioambiental; da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar; além das Secretarias de Planejamento, Informática, Controle Interno e Engenharia. O curso de formação segue até o dia 5 deste mês.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.