CURITIBA (PR): Mais de mil voluntários vão realizar mutirão contra o Aedes, na Cidade Industrial

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção, curitibanos! A guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika, continua intensa na cidade. Neste sábado, dia 19, cerca de mil e 500 pessoas vão participar de um mutirão de combate ao Aedes no distrito sanitário Cidade Industrial, o CIC, que é um dos lugares com mais focos do vetor, em Curitiba. A maioria dos integrantes da mobilização é composta por jovens voluntários do Clube de Desbravadores, ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esses meninos e meninas, que têm entre dez e 15 anos de idade, vão estar uniformizados e, sob a orientação de um agente de saúde, vão realizar vistorias o orientar a população sobre como destruir os focos do Aedes de dentro de casa. A mobilização vai começar as duas da tarde e, durante quatro horas, os voluntários vão fazer a varredura em áreas das 16 unidades de saúde do distrito.  A Diretora do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Curitiba, Giselle Pirih, lembra que as ações de combate ao mosquito devem ter a participação da população, e pede para que todos abram as portas das casas para a visita dos agentes.

SONORA: Giselle Pirih, Diretora do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba

“O controle, o monitoramento do mosquito da dengue, ele é uma responsabilidade compartilhada. Então enquanto o sistema público está fazendo sua ação através dos agentes de endemia, dos agentes comunitários de saúde, aplicando o larvicida quando necessário, a gente precisa também desse engajamento da população, no sentido não só da remoção daqueles criadouros que são possíveis de serem removidos, mas também da permissão para que todos esses agentes possam estar fazendo esse trabalho nas residências.”

 

REPÓRTER: É importante lembrar que, nesta semana, o primeiro caso de uma grávida com Zika foi confirmado em Curitiba. O vírus pode causar o nascimento de bebês com microcefalia. Por isso, não deixar o Aedes nascer é a forma mais eficaz de não ter nenhuma doença transmitida pelo mosquito. A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família reserve, por semana, 15 minutos para eliminar todos os criadouros do Aedes. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Bruna Goularte

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.