CURITIBA (PR): Grávidas vão ter nova Caderneta da Gestante com dicas de prevenção ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As grávidas de Curitiba, inscritas no Sistema Único de Saúde, o SUS, vão passar a receber a nova Caderneta da Gestante, lançada pelo Ministério da Saúde. O documento é utilizado para registrar consultas, exames e vacinas no período de gestação das mulheres. A nova Caderneta da Gestante traz informações importantes sobre prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como o Zika vírus. Em todo estado do Paraná, mais de 27 mil cadernetas vão ser entregues. No documento vai ser possível, tanto a mulher quanto o parceiro, fazer anotações como cuidados importantes durante a gestação, sinais de trabalho de parto, cuidados com recém-nascido e amamentação. A caderneta vai estar disponível em todos os serviços de saúde do município que realizam pré-natal pelo SUS. A coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela, explica que a nova Caderneta da Gestante vai possibilitar os profissionais em saúde a acompanhar o período de gestação em detalhes.

SONORA: Coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela

“São informações sobre o Aedes aegypti e a infecção pelo o vírus Zika. tanto a para as mulheres quanto a parte dos profissionais, onde tem um cartão também de acompanhamento da gestação, existe ali um campo especifico para que o profissional se a mulher teve ou está com aquelas manchas vermelhas, identificando uma possível infecção pelo vírus Zika.”

REPÓRTER: Em Curitiba, Boqueirão, Cajuru e Portão estão entre as localidades que mais sofrem com infestação do Aedes. Mais de mil agentes de saúde e endemias percorrem as ruas do município para combater o mosquito. Mas, é preciso que a população coopere e abra as portas das casas para a visita dos agentes, como pede a Diretora do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Giselle Pirih.

 

SONORA: diretora do Centro de Saúde Ambiental de Curitba, Giselle Pirih

“O controle, o monitoramento do mosquito da dengue, ele é uma responsabilidade compartilhada. Então enquanto o sistema público está fazendo sua ação através dos agentes de endemia, dos agentes comunitários de saúde, aplicando o larvicida quando necessário, a gente precisa também desse engajamento da população, no sentido não só da remoção daqueles criadouros que são possíveis de serem removidos, mas também da permissão para que todos esses agentes possam estar fazendo esse trabalho nas residências.”

REPÓRTER: Cerca de três milhões e duzentas mil novas Cadernetas da Gestante estão sendo impressas e distribuídas em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento é de três milhões e 700 mil Reais. Saiba mais na internet. O endereço é: combateaedes.saúde.gov.br

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.