REPÓRTER: Mesmo com divulgação da campanha da vacina contra o HPV na mídia e nas redes sociais, Curitiba, capital do Paraná, ainda tenta bater a meta de vacinação contra o papiloma vírus. Segundo dados do ministério da Saúde, somente 21 por cento das meninas de 11 a 13 anos, da capital paranaense, tomaram a segunda dose da imunização. O número representa cerca de, oito mil meninas imunizadas, bem distante da meta da cidade, que é vacinar 40 mil jovens. A dona de casa, Iliane Ravanelli, levou a filha para tomar as duas primeiras doses da vacina contra o vírus e, destaca que, as pessoas não devem perder a oportunidade de se vacinar.
SONORA: mãe, Iliane Ravanelli
“Não deu problema nenhum, é uma boa prevenção. Eu incentivaria elas a irem porque é muita mulher que morre desse problema, então, se tem como prevenir não tem o porquê. Tanto que, uma conhecida minha lá em São Paulo, ela pagou 400 reais, porque a menina dela não entrava na idade, ela pagou e vacinou a menina”.
REPÓRTER: De acordo coma prefeitura de Curitiba moram na cidade aproximadamente 40 mil adolescentes na faixa etária entre 11 e 13 anos e a meta é de vacinar pelo menos 80 por cento deste público. O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero no país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o estado do Paraná deve registrar mil novos casos neste ano. A diretora do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Juliane Oliveira, ressalta que, a vacina é a segura.
SONORA: diretora do departamento de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Juliane Oliveira
“É uma vacina segura, já existem vários estudos comprovando a segurança da vacinação. É mais uma arma importantíssima contra o câncer do colo do útero. Então, isso daqui a alguns anos a gente vai perceber um impacto importante dessa vacinação, na redução de número de casos de câncer do colo do útero e na redução dos óbitos de mulheres por câncer de colo do útero, que é muito grave, ainda hoje em dia. Então, é fundamental importância da vacinação como mais um componente na prevenção”.
REPÓRTER: A vacina contra o HPV é disponibilizada para as jovens entre 11 e 13 anos, em 109 postos de saúde espalhados pela capital paranaense. Os locais funcionam de segunda a sexta, das sete da manhã, às sete da noite. 11 unidades ainda atendem até às 10 horas da noite. Para mais informações sobre o horário de funcionamento dos locais, basta ligar para a ouvidoria da secretaria de Saúde, no 156.
Reportagem, Rodrigo Nunes