CURITIBA (PR): Atuação de agentes comunitários é fundamental para captação e manutenção de doadores de sangue

Agentes comunitários trabalham como ponte entre doadores e hemocentro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Para aumentar o número de bolsas de sangue e fidelizar os doadores que vão ao hemocentro da capital, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Curitiba conta com o trabalho essencial dos agentes comunitários. O objetivo é estimular novas doações, mas também manter as regulares. Mais da metade das 15.000 doações de sangue registradas por mês no estado se concentram na capital, segundo dados do Hemepar. O diretor do Hemocentro Coordenador, Paulo Roberto Hatschbach, explica que ações como essas são importantes para condicionar o estoque do banco de sangue.

TEC./SONORA: Paulo Roberto Hatschbach, diretor do Hemepar.

“O trabalho que a gente tem feito no Hemepar, na população, é para ele se tornar um doador fidelizado, que ele pelo menos doe mais que uma vez ao ano, então é esse um trabalho que a gente tem feito. Agora nós estamos trabalhando os agentes comunitários do Paraná inteiro, que o agente comunitário que vai praticamente em todas as casas, comente e incentive a doação de sangue para toda a comunidade em que eles atuam.”

LOC.: A psicóloga Bruna Dias, 27 anos, é doadora de sangue desde 2010. Ela relata que procura comer bem e estar descansada cada vez que visita o Hemepar, no Alto da Rua XV, em Curitiba. O processo de coleta, segundo a psicóloga, leva em média uma hora. Mesmo com campanhas e informações nas redes sociais, Bruna considera que ainda é necessária mais divulgação sobre a doação de sangue, especialmente nos ambientes de trabalho.

TEC./SONORA: Bruna Dias, psicóloga.

“Eu acho importante que as empresas, privadas principalmente, elas incentivem de alguma forma a doação de sangue, isso faz toda a diferença. Sobre isso em especial, existe muita ignorância, das pessoas não saberem como é que faz uma doação de sangue, não terem um conhecimento da simplicidade de fazer uma doação de sangue. Então, assim, eu acho que se nas empresas tivesse essa divulgação, esse incentivo de doação de sangue, seria algo bem positivo.”

LOC.: Assim como a Bruna, você também pode procurar o Hemocentro Coordenador da Rede Hemepar para doar sangue. A unidade fica localizada na Travessa João Prosdócimo, no Alto da Rua 15. A coleta é feita de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã às seis e meia da noite, com distribuição de senhas até às cinco da tarde. No sábado, o serviço funciona das oito da manhã às cinco e meia da tarde. Para informações, basta ligar para 3281-4000. Repetindo: 3281-4000. A doação de sangue é um ato que deve ser praticado regularmente. Doar sangue é doar vida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.