CULTURA: Pará recebe nova edição da Semana Nacional dos Museus

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Com o tema “Paisagens culturais vistas pelas janelas de Belém”, o poder Judiciário, a Justiça do Trabalho e Ministério Público deram início à 14ª Semana Nacional dos Museus, em Belém. Pinturas do Bosque Rodrigues Alves e do Ver-o-Peso foram algumas paisagens apresentadas pelo diretor do Centro de Memória da Amazônia, Aldrin Figueiredo, como resgate da memória paraense. Ele comenta a relevância de aproximar a sociedade do seu próprio passado.
 
SONORA: Aldrin Figueiredo, diretor do Centro de Memória da Amazônia
 
“Não é à toa que toda instituição hoje tem o seu memorial. O memorial é a sua história e também o seu contato com a sociedade. É para situar o homem, o indivíduo, o cidadão, dentro do universo, dentro da sua história e dentro do meio em que ele vive”.
 
REPÓRTER: Durante a Semana Nacional dos Museus, o Tribunal de Justiça do Pará promove uma programação cultural voltada para magistrados e servidores, com o espetáculo “O auto do boi”, no Forte do Presépio. O Judiciário também receberá portadores de necessidades especiais e idosos para visitas monitoradas, com a apresentação de palestras sobre a memória da Justiça. O diretor do Fórum Cível de Belém, juiz Silvio César dos Santos, destaca que os museus resgatam a cidadania.
 
SONORA: Silvio César dos Santos, diretor do Fórum Cível de Belém
 
“O museu, ao selecionar, acolher, classificar, catalogar e expor objetos estabeleceu discursos acerca do significado cultural das suas coleções que foram e são determinantes para a formação das memórias e para os modos como as sociedades lidam com o passado no presente. Esses discursos contribuíram e contribuem ativamente para a formação de valores sociais, morais, políticos e ideológicos”.
 
 REPÓRTER: O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região também fará as exposições “Justiça do Trabalho - Contribuição à justiça social de Belém” e “75 anos de justiça social na Amazônia”. A curadora do memorial do TRT da 8ª Região, desembargadora Sulamir de Almeida, enfatiza a relação do passado com o presente para a construção da história da Justiça.
 
SONORA: Sulamir de Almeida, desembargadora e curadora do memorial do TRT da 8ª Região
 
“Os museus hoje não são mais uma unidade estática, eles são dinâmicos, eles têm vida. É mostrar ao povo, às autoridades, que tudo que se fez no passado faz parte do nosso presente. Há uma intercomunhão entre o passado e o presente. Então, o Pará tem essa história bem viva da implantação de uma justiça social em prol do trabalhador aqui na Amazônia”.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
REPÓRTER: A programação da 14ª Semana Nacional dos Museus, em Belém, ocorre até o dia 20 de maio, no Tribunal de Justiça do Pará, no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e no Ministério Público do Estado.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.